LeBron James: mais que um atleta

Por João Pedro Mafalda

Imagine ser considerado um dos maiores prodígios do basquetebol nos Estados Unidos da América desde a época da escola? Parece loucura, mas LeBron Raymone James, mais conhecido como LeBron James ou King James, mostrou que isso é possível, perdendo apenas um jogo em toda sua época de escola, e fazendo até com que um de seus jogos fosse transmitido em rede nacional pela primeira vez na história, o que só nos mostra o quão diferenciado ele já era. Nascido em Akron, no estado de Ohio, LeBron sempre foi um apaixonado pelo esporte da bola laranja. Chegou na principal liga de Basquete do mundo, a National Basketball Association, conhecida popularmente como NBA aos 18 anos, sendo o primeiro a ser escolhido no chamado draft, que é o meio de ingresso de jovens jogadores na liga, pela equipe de seu estado: o Cleveland Cavaliers. 

LeBron é considerado por alguns o maior da história da NBA, no entanto alguns o consideram o 2º melhor da história, estando apenas atrás da lenda Michael Jordan. Um atleta excepcional, dominante, quebrador de recordes e considerado, com todo o mérito, um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos. Se fosse falar de seus recordes, esta resenha teria muitas páginas. De fato, um verdadeiro craque dentro das quadras. Fora delas, sua grandeza torna-se ainda maior. Possuindo uma grande visibilidade na mídia e nas redes sociais, LeBron não se cala diante de atrocidades, sendo um dos principais lideranças do ativismo da NBA na luta contra o racismo, machismo, a favor da liberdade de expressão, e sempre expondo seu posicionamento através das suas redes e até mesmo dentro de quadra. 

Durante a pandemia em 2020, ocorreram muitos casos de racismo nos EUA, o que acarretou na onda de protestos do movimento Black Live Matters, que foi abraçado pelos jogadores da NBA por ser uma liga com a maior parte de seus jogadores sendo pretos. A competição estava acontecendo mesmo durante a quarentena devido a COVID-19 em Orlando, na Flórida, na chamada “Bolha da NBA”, que foi realizada nos parques temáticos da Disney. Enquanto os jogos aconteciam, a brutalidade policial acontecia ao mesmo tempo. No dia 26/08/2020, em Kenosha no estado de Wisconsin nos EUA, um homem preto foi alvejado por 7 tiros a queima roupa por dois policiais brancos na frente de sua família. Com a repercussão da notícia, os jogadores da NBA boicotaram os jogos daquela noite em forma de

protesto e a rodada foi suspensa, e LeBron demonstrou sua revolta através de sua conta pessoal no Twitter. Outro acontecimento foi a morte de George Floyd, que morreu asfixiado pois um policial branco da cidade de Minneapolis ajoelhou em seu pescoço e permaneceu na mesma posição até que George ficasse inconsciente e morresse. LeBron também mostrou sua indignação com o fato novamente pelas redes sociais. 

Após uma paralisação dos jogos na Bolha, as partidas retornaram com todos os jogadores realizando protestos durante o hino nacional dos EUA e todos utilizando camisetas pretas escrito “Black Lives Matter” e “I can’t breathe”, frase dita diversas vezes por George Floyd enquanto era asfixiado. LeBron foi um dos líderes desses protestos pré-jogo, sempre ajoelhando, utilizando as camisetas com as frases e fazendo o gesto com o punho erguido, característico dos Panteras Negras. Esses gestos são de enorme importância e grandeza, e por ser um espelho para diversos jovens pretos, os conscientiza e os encoraja a lutarem por seus direitos e não se calarem diante dessas atrocidades. Com isso, ele também gera impacto nas grandes mídias mundiais, fazendo com que a NBA adotasse os protestos pré-jogo em todas as partidas e fazendo desde então campanhas antirracistas e as divulgando frequentemente, apoiando a causa de seus atletas e da comunidade. LeBron também foi uma das principais vozes no incentivo ao voto na época das eleições presidenciais dos EUA, contra o ex-presidente Donald Trump. 

Além de lutar a favor das causas sociais, LeBron utiliza sua fortuna para ajudar a comunidade, como por exemplo construindo uma escola chamada I Promise School em sua cidade natal, cujo foco é ajudar os jovens dessa comunidade e auxiliar as crianças carentes. Anualmente, LeBron visita sua escola distribuindo presentes para as crianças, organizando eventos e sempre buscando trazer melhorias para seu projeto social para ajudar estas crianças a alcançarem seus sonhos. 

O Basquete é considerado o esporte mais urbano que existe, por ser praticado em qualquer pequeno espaço disponível nas cidades dos EUA, sendo jogado principalmente por jovens negros de bairros mais pobres. Com isso, os jogadores de basquete são vistos como heróis para estes jovens, e LeBron James é considerado o maior nome atualmente para eles. LeBron é importante não só para eles, mas sim para toda a história dos esportes e das causas sociais, por sempre estar ativo nas lutas e não sentir medo de expressar sua opinião. Mais do que um atleta, ele é um símbolo e um espelho para todos. Um dos maiores da história dentro e fora das quadras. Este é LeBron James.

REFERÊNCIAS 

https://oglobo.globo.com/esportes/king-james-lebron-se-consolida-como-uma-das-lidera ncas-do-ativismo-na-nba-em-momento-sem-precedentes-24609541 

https://local12.com/news/nation-world/lebron-james-tweets-out-after-shooting-of-jacob-blake -nba-boycotts-we-demand-change 

https://esportes.r7.com/olimpiadas/lebron-james-se-manifesta-apos-jovem-negro-ser-morto-p or-policial23082021#/foto/9 https://www.lakersbrasil.com/site/noticias/2022/05/nba_lebron_james_surpreende_criancas_d e_seu_projeto_social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *