Bases de dados

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×

Principais bases de dados na área de Letras, Linguística e Literatura

As coleções disponíveis nas Bases de Dados podem conter somente a referência ou metadados (autor, título, assunto, resumo, ano de publicação…) ou também o texto completo, ou seja, o conteúdo integral do item de informação.

As bases de Dados podem ser:

1. de livre acesso (open access),
2. pagas, por meio de assinatura ou compra perpétua
3. para acesso temporário (trial).

As bases assinadas pela UFRJ em geral ficam disponíveis apenas para os usuários da comunidade acadêmica da UFRJ, ou seja, docentes, técnicos-administrativos, alunos de pós-graduação e alunos de graduação.

As bases assinadas pela CAPES ficam disponíveis para todas as universidades públicas e algumas privadas, por meio do Portal de Periódicos da CAPES, acessível nos computadores ligados à rede UFRJ ou pela intranet.

O acesso ao Portal de Periódicos da CAPES pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFRJ dentro dos campi UFRJ, para toda a comunidade acadêmica, ou fora dos campi, por meio do Acesso  via intranet.

Base de acesso restrito (via portal Capes)

ProjectMuse

Project MUSE

Oferecida por meio do contrato Jstor & Social Sciences Collection, a coleção Project Muse permite o acesso a textos completos de 490 periódicos nas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com foco nas áreas de Economia, Educação, Lingüística, Ética, Ciência e Teoria Política, Sociologia, Filosofia e Artes. A disponibilidade do conteúdo varia de 1958 até o presente. Todo o conteúdo pode ser acessado pela opção buscar base ou por cada título na opção buscar periódico.

CUP-Colour-logo2

Cambridge Journals Online

Oferece acesso a Cambridge Journals Online, que é editada pela Cambridge University Press, que disponibiliza mais de 300 periódicos nas mais diversas áreas do conhecimento acessíveis em texto completo com acesso que varia de 1887 até o presente nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes.

jstor_as_i

JSTOR Arts & Sciences I Collection (Humanities)

Arts & Sciences Collection 03: focada em Artes e Humanas, contém 223 periódicos abrangendo as áreas de Música, Vídeo, Arte, Folclore, História, Religião e Arquitetura. A cobertura varia desde o ano de 1844 até o presente.

MLA

 

MLA International Bibliography (Gale)

Disponibilizada por meio do contrato Jstor & Social Sciences, a coleção Gale MLA International Bibliography (Modern Language Association of America) oferece conteúdo referencial nas áreas de Línguas e Literatura, Lingüística e Folclore. Indexa artigos de periódicos, seriados, monografias, livros, teses e trabalhos de congressos, conferências e outros documentos. São mais de mais de 2.000.000 registros com o período de acesso variando de 1921 até o presente.

 

Bases de acesso livre

Portal de periódicos UFRJ: Reúne os títulos de periódicos editados na UFRJ.

Scielo: Programa orientado à publicação de revistas científicas de qualidade na Internet em acesso aberto, voltado principalmente aos países da América Latina e Caribe. Estas revistas estão reunidas em coleções nacionais e temáticas, com o controle integrado de uso e impacto e contribuição para a melhor administração dos processos editoriais, qualidade científica e indexação internacional.

Domínio Público: Acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público (segundo a Lei dos Direitos Autorais) ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.


cobertura-416-bn-digital

Biblioteca Nacional: Contém documentos digitalizados de acesso livre de grande importância para o Brasil, incluindo os tesouros da Biblioteca Nacional como os Lusíadas de Camões na íntegra.

Europeana: Reúne cerca de 15 milhões de itens entre pinturas, músicas, filmes e livros da Europa. São materiais das diversas instituições culturais e científicas da Europa como British Library, Museu do Louvre entre outros.biblioteca-digital-mundial

Biblioteca Digital Mundial: Livros, diários, manuscritos, mapas, filmes, impressos e fotografias e registros fonográficos. É possível navegar por período, lugar, tópico, tipo de material e instituição. São diversas instituições participantes em todo o mundo. Em português.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×