“Hagakure”, Yamamoto Tsunetomo

Por Joyce Caroline

.

Hagakure: Viver para morrer

.

Escrito por Yamamoto Tsunetomo, samurai, monge budista e filósofo japonês nascido na atual província de Saga, Japão. O livro foi escrito durante suas conversas com um samurai mais novo chamado Tashiro Tsuramoto que o visitou no fim de sua vida e compilou seus pensamentos. 

No texto podemos conhecer algumas dicas e filosofias do autor em relação ao Bushido (caminhos do Samurai). Um dos detalhes que mais chamam a atenção em sua filosofia é a honra e a lealdade com seu mestre. Yamamoto acreditava que o guerreiro deveria aceitar a morte e viver com ela em seu pensamento e defendia que um Samurai deveria dar a vida pelo mestre, e inclusive teria tentado cometer seppuku (suicidio ritual) após a morte do seu primeiro senhor porém em seu período de vida a prática tinha sido banida pelo governo. 

Vale a pena destacar o período histórico que o Samurai viveu, historicamente chamado de período Edo (1600-1868) foi um período isolamento político e econômico que resultou em anos de paz no japão, neste período as leis eram rígidas e o seppuku (suicidio ritual praticado por samurais) tinha sido proibido pelo regime e parte dos Samurais passaram a função administrativa, por não haver mais necessidade de guerreiros. 

Hagakure foi escrito neste contexto, onde muitos Samurais se viam confusos com suas funções e possuíam dificuldades de se adaptar à nova realidade da sociedade japonesa. 

Por muitos anos o livro ficou no esquecimento por descrever uma realidade que não existia mais, porém foi na segunda guerra mundial que os escritos ganharam força ao ser amplamente divulgado, especialmente com os pilotos Kamikazes. Atualmente o livro é reconhecido como um importante documento histórico sobre a cultura japonesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *