“As Aves”, Aristófanes

Por Wagner Nunes Moraes

Aristófanes é considerado o primeiro autor de comédia do teatro grego. As Aves foi representada pela primeira vez na cidade de Atenas em 411 a.C. Essa comédia grega ganhou o segundo lugar no concurso dramático das Dionísias Urbanas e é considerada a melhor comédia de Aristófanes até hoje.

Na peça As Aves, Evélpedes e Pistetero decidem deixar a cidade em que moram, pois não aguentam mais a corrupção que foi instaurada lá. Eles querem se encontrar com o rei Tereu, o qual foi transformado em uma ave, e acabam se reunindo com um bando de aves para tentar construir uma cidade cuja sociedade seja melhor do que a que eles deixaram para trás. 

Evélpedes e Pistetero conseguem convencer Tereu a ajudá-los. Então os três personagens conversam e conseguem convencer as aves a dar asas a Evélpedes e Pistetero, juntos constroem a Cidade das Aves, nas nuvens, onde podiam governar tanto os homens quanto os deuses através do controle do suprimento de alimentos de ambos. Isso dá certo durante um tempo, mas logo se mostra problemático, uma vez que os homens começam também a querer viver como as aves.

Muitos acontecimentos interessantes e atuais são mostrados nessa comédia grega, por exemplo: pessoas corruptas que fazem de tudo para levar vantagens sobre os outros, tornando isso uma forma de cultura da sociedade; uma cidade que foi construída para ser ética e moralmente melhor que as outras, mas acaba se transformando em uma ditadura. As Aves é uma peça que satiriza a sociedade ateniense ao mesmo tempo que expõe a corrupção da sociedade e do indivíduo.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *