“Outros Jeitos de Usar a Boca”, Rupi Kaur

Por Regina Barbosa

Outros jeitos de usar a boca, originalmente chamado de “milk and honey”, é um livro do gênero poema escrito por Rupi Kaur. A escritora é uma poeta e artista muito conhecida pela internet, principalmente por suas poesias e livros publicados. 

Milk and Honey não é apenas um livro de poemas, mas uma obra que fala sobre assuntos sérios e muito importantes na nossa sociedade atual, como feminismo, abuso, amor, dor e feminilidade. O livro é dividido em quatro partes: A Dor, O Amor, A Ruptura e A Cura. Cada um desses pedaços expressa com louvor o que a autora quis passar e como ela estava se sentindo escrevendo esses textos tão pessoais e íntimos. Rupi consegue colocar a mulher como destaque e falar com alta sensibilidade sobre questões que causam feridas profundas. 

O livro fala sobre o abuso que a menina sofreu do tio e de como muitos homens tratam as mulheres como um pedaço de carne. O livro fala sobre a força de uma mãe imigrante que precisou cuidar das filhas em outro país, praticamente sozinha. O livro fala de como é bom se apaixonar quando é recíproco. O livro fala sobre términos e a dor deles. O livro fala sobre como os pais precisam educar as filhas e tem um trecho que, particularmente, é o meu favorito. 

“Toda vez que você

Diz a sua filha

Que você grita com ela

Porque a ama

Você a ensina a confundir

Raiva com bondade

O que parece uma boa ideia

Até que ela cresce

E passa a confiar em homens

Que a machucam

Porque eles se parecem

Demais com você.”

Além de tudo, o livro também vem com ilustrações desenhadas pela própria autora nas páginas, o que torna a experiência de leitura ainda mais incrível, pois é possível visualizar um pouco o que ela estava imaginando ao escrever os textos. Algumas ilustrações, assim como os poemas, são bem fortes trás uma carga ainda mais emocional a obra. 

Outros jeitos de usar a boca é uma obra de arte em forma de livro, que fala sobre questões tão necessárias em nossa sociedade em formato de poemas. Cada verso é mais impactante que o outro e enquanto você lê, percebe por tantas situações como aquelas escritas você já passou e quantas feridas aquilo te deixou. É um livro que você precisa estar de coração aberto e ciente de que vai se emocionar bastante, mas é um livro que você precisa ler e reler o quanto for possível. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *