Orientações para envio de Monografias (graduação) para o Repositório Institucional da UFRJ

Preciso obrigatoriamente enviar minha Monografia para o Repositório Institucional da UFRJ? Como faço isso?

Sim – a disponibilização da Monografia no Repositório Institucional da UFRJ é pré-requisito para que seja solicitada a emissão do seu diploma de graduação. Para isso, basta enviar o arquivo da Monografia para monografia@letras.ufrj.br. O arquivo deve ser enviado, obrigatoriamente, em formato .pdf ou (apenas no caso de Monografias em Libras) em formato .mp4. O formato .doc não é aceito. 
E atenção, nesse mesmo e-mail, você deve anexar também o Termo de Depósito de Monografia, preenchido e assinado.

Para assinar o Termo, sugerimos dois caminhos: (i) imprimir, assinar e fotografar ou escanear o documento – e então enviar esse documento fotografado ou escaneado, em formato .pdf, para monografia@letras.ufrj.br; (ii) usar o sistema de assinatura digital do Governo Federal, em assinador.iti.br. No momento em que você solicitar a emissão do diploma de graduação, será verificado se sua Monografia está listada no Repositório Institucional da UFRJ. Se não estiver, você precisará enviá-la para monografia@letras.ufrj.br antes de dar prosseguimento ao processo de solicitação do diploma.

Li o Termo de Depósito e vi há um campo perguntando se o conteúdo da minha Monografia é confidencial. O que exatamente isso quer dizer? O que eu devo marcar nesse campo?

Esse campo existe para proteger conteúdos sensíveis do ponto de vista do sigilo ético ou industrial. Quando o autor assinala “sim” , o conteúdo do trabalho fica embargado – o que significa, na prática, que o título da Monografia e o nome do autor aparecem normalmente no Repositório Institucional, mas os leitores não conseguem abrir o arquivo a acessar seu conteúdo. Entretanto, o conteúdo do trabalho pode ser solicitado por algum leitor. Nesse caso, em virtude da Lei de Acesso à Informação, o acesso é fornecido ao leitor que o solicitou. 


Mas atenção: você só pode marcar “sim” nesse campo se houver necessidade de proteção ao sigilo ético e/ou industrial. Isto é: o autor não é livre para decidir, pela sua própria vontade, se ele deseja que o conteúdo do seu trabalho seja ou não aberto ao público – caso esse conteúdo não ameace o sigilo ético e/ou industrial, ele deve necessariamente ser aberto. 
Além disso, mesmo no caso de conteúdos confidenciais, há um período pré-definido de embargo – ou seja, o conteúdo não pode ficar indisponível “para sempre”. O tempo de guarda é definido pelo próprio autor (você verá que há um campo para isso no formulário também, para o caso de conteúdos confidenciais), mas não pode ultrapassar o limite de 36 meses. Isto é, se o autor do trabalho indicar um tempo de guarda maior que 36 meses, o conteúdo será liberado ao fim de 36 meses. 

Resolução Nº 1, de 18 de fevereiro de 2020. Regulamenta a Monografia de Conclusão de Curso para as graduações em Letras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *