“Objetos Cortantes”, Gillian Flynn

Por Regina Barbosa

Objetivos Cortantes é um livro de Gillian Flynn, que conta a história de Camille. Uma jornalista que passou um tempo internada em um hospital psiquiátrico por ter tendência à automutilação devido a morte de um membro muito importante da família dela. O chefe de Camille a obriga a voltar para sua cidade natal para cobrir um caso de um possível serial Killer no local.


Camille não voltava a sua cidade já tinha uns dez anos e quando ela chega lá para cobrir a matéria, percebe que nada tinha mudado e as pessoas continuavam a viver agir do mesmo jeito de quando ela vivia lá. Como ela não tinha dinheiro, precisou ir para a casa da mãe dela, a qual não se dá bem. Na casa vivem a mãe, o padrasto e a meia irmã que Camille praticamente não conhece, pois ela já não morava lá quando ela nasceu.

A Camille se corta para marcar na sua pele palavras que expressam o que ela estava sentindo e para mostrar o quanto a morte ainda doía nela. É muito pesado imaginar um corpo todo com cicatrizes de cortes e Camille sente vergonha que as pessoas vejam, por isso sempre anda coberta com calça comprida e blusas de manga longa.


Todos os personagens do livro têm muitos defeitos e têm atitudes questionáveis o tempo todo, principalmente a família de Camille. Sua mãe é uma pessoa muito problemática e faz de tudo para atingir quem ela não gosta, seu padrasto faz tudo que a mãe manda e a sua irmã é uma adolescente egoísta e um tanto sádica. Além disso, a mãe de Camille gosta mais da irmã do que dela e sempre deixa isso claro quando tem a oportunidade por suas atitudes
com as duas.


Durante sua estadia na cidade para cobrir os crimes, Camille se envolve com algumas pessoas e conhece o detetive do caso que a ajuda com as investigações e outras pessoas da cidade que acabam falando sobre o passado da mãe dela e de alguns moradores do local.

Camille tem muitos altos e baixos enquanto está naquele lugar, pois ela fica lembrando
de quando morava ali e todas as coisas do que já passou. Além disso, a relação com a mãe e com a irmã influenciam a Camille a ter algumas crises e querer ir embora dali o mais rápido possível.


Objetos Cortantes tem todo um ar de mistério em todos os capítulos e os personagens e história são muito bem construídos pela autora. O livro também tem muitas reviravoltas e tudo o que o leitor pensa que acha é colocado em dúvida a todo momento. O final foi surpreendente e todas as questões abordadas na obra foram feitas de forma muito consciente. É um ótimo thriller para quem gosta de dramas familiares e um bom mistério.

Não deixe de passar no nosso canal do YouTube e checar o vídeo “Objetos Cortantes” feito por Maria Luiza Lima da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *