Michael Jordan: o G.O.A.T

Por João Pedro Mafalda

Mesmo que você não acompanhe ou goste de Basquete, com certeza já ouviu falar de Michael Jordan. Considerado por muitos como o maior e melhor de todos os tempos do esporte, Jordan até hoje impacta na NBA e no Basquete em geral, sendo uma lenda viva dos esportes e um dos maiores atletas do século. Atualmente, Jordan está aposentado e trabalha com empreendedor de sua marca de tênis que carrega seu sobrenome, sendo uma das marcas mais populares mundialmente, e sendo estes alguns tênis icônicos que são fabricados e utilizados até hoje.

Apesar de ser uma lenda do Basquete, inicialmente o principal esporte de Michael era o baseball, um esporte muito popular nos Estados Unidos, e esta paixão vinha muito por causa de seu pai, mas sua habilidade no Basquete desde cedo já chamava a atenção. Jordan estudou na Universidade da Carolina do Norte, onde se formou em geografia cultural e entrou no time de basquete da Universidade, sendo campeão do torneio universitário em 1982. Dois anos depois, Jordan foi selecionado pelo Chicago Bulls, e foi a partir daí que sua história rumo à grandeza iniciou. O Bulls era um time sem expressão na NBA, e Jordan era um jovem talento promissor, sendo querido até por torcidas rivais que amavam vê-lo jogar, ele realmente era diferenciado. Logo em sua primeira temporada, o calouro foi selecionado pelo público para participar do All Star Game da NBA, e no final da temporada foi eleito o Rookie Of The Year, que é o prêmio dado ao calouro do ano, e na mesma temporada disputou as eliminatórias, porém não passando da primeira fase.

O sucesso de Jordan com o Chicago Bulls só veio a partir dos anos 90, onde na temporada de 1991, conquistaram seu primeiro título, e este era o começo de uma dinastia que dominou completamente a NBA nesta época, conquistando títulos também em 1992, 1993, 1996, 1997 e o último em 1998. Em todos estes títulos, Jordan foi eleito o melhor jogador das finais, sendo considerado o principal responsável pelo triunfo e pela dinastia do Bulls. A equipe de Chicago só não ganhou mais títulos porque após o título de 1993, Jordan anunciou sua aposentadoria e iniciou uma curta carreira no Baseball, mas retornou ao Basquete e ao próprio Bulls em 1995, onde vinha a ganhar mais um título no ano seguinte ao seu retorno.

Para algumas pessoas, Jordan era um tirano e um grande pé no saco devido a sua mentalidade exigente e por cobrar demais os seus companheiros. No entanto, o próprio Jordan disse em seu documentário “ The Last Dance”, disponível na Netflix, que ele agia dessa forma porque ele não queria vencer sozinho, ele queria que seus companheiros participassem e sentissem que eram capazes, para vencerem junto com ele, e foi com esta mentalidade que colocou o Chicago Bulls no mapa mundial e o fez ser considerado o melhor de todos os tempos, não só por sua habilidade em pontuar, mas também por ser um defensor muito difícil de ser batido. Em outras palavras, Jordan era o jogador perfeito, por isso é considerado o melhor. Fora os títulos da NBA, Jordan também foi campeão dos jogos pan-americanos em 1983, duas vezes campeão olímpico nas edições de 1984 e 1992, campeão mundial de basquete em 1992, além de honrarias como o Hall da Fama do Basquete pela FIBA, a Federação Internacional de Basquete e recebendo a Medalha de Liberdade em 2016 cedida pelo governo dos EUA. Oficialmente, Michael se aposentou em 2003, jogando pelo Washington Wizards.

Hoje em dia, Jordan é dono da franquia Charlotte Hornets, time da NBA da Carolina do Norte, mesmo estado onde começou sua carreira no basquete, além de ser dono de uma equipe da NASCAR, da linha de tênis Jordan e de uma marca de tequila, mas sempre marcando presença nos jogos do time em que é dono.

Um ícone vivo do esporte mundial e um de meus jogadores favoritos de todos os tempos, Michael Jordan é fonte de inspiração para jovens jogadores da NBA até hoje, sendo ídolo também de lendas da liga como LeBron James, Kobe Bryant, Giannis Antetokounmpo, Stephen Curry etc. O legado que Michael deixou no Basquete foi muito importante para a popularização do esporte, do Chicago Bulls e da NBA, tendo esse impacto visto até os dias de hoje quando tocamos no assunto “basquetebol”.

REFERÊNCIAS
https://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Jordan
https://www.espn.com.br/nba/jogador/_/id/1035/michael-jordan
https://www.ebiografia.com/michael_jordan/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *