Para relembrar obras que marcaram a infância de (quase) todos os leitores, os internautas do site Estante Virtual escolheram seus livros infantojuvenis favoritos. A lista reúne 10 títulos, como A droga da obediência, de Pedro Bandeira, Harry Potter, de J. K. Rowling, e Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha.
Aqui em nossa biblioteca temos todas essas obras em uma coleção chamada Casa da Madrinha, uma coleção especializada em Literatura infanto-juvenil. Dos títulos listados só não temos: O escaravelho do diabo, de Lúcia Machado de Almeida. Além da biblioteca da Faculdade de Letras a biblioteca do CAP (Colégio de Aplicação – CFCH/CAP) que também tem um rico acervo em Literatura infanto-juvenil.
Através da desses links para a Base Minerva você pode verifique o status e a disponibilidade do item; se constar “Item disponível”, significa que está disponível na Biblioteca, anote os dados da Localização e a Coleção e retirar os livros através do nosso empréstimo domiciliar. Você pode ficar os livro por 14 dias e renovar o prazo, caso seja necessário. Aproveite!
Confira a lista completa:
A droga da obediência, de Pedro Bandeira
Em um clima de suspense, A droga da obediência conta a história de um grupo de cinco estudantes, denominado de Os Karas, que enfrenta uma macabra trama internacional liderada pelo Doutor Q.I.. Ele pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga, que já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo.
Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling
Este é o primeiro livro da saga Harry Potter, que marcou gerações. Até os dez anos, o menino Harry Potter era maltratado pelos tios Dursley, que o criavam. No entanto, no dia do seu 11º aniversário, descobriu que era um bruxo, símbolo de poder e sabedoria. Precisava, portanto, iniciar com urgência a trajetória no cotidiano da magia e do sobrenatural.
A ilha perdida, de Maria José Dupré
A ilha perdida, de Maria José Dupré, é um dos clássicos da literatura infantil. O livro conta a história dos amigos Eduardo e Henrique, que resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais. A dupla envolve-se em uma grande aventura, na qual um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza.
O escaravelho do diabo, de Lúcia Machado de Almeida (não temos esse título mais temos outros títulos nessa autora)
O escaravelho do diabo, que já foi adaptado para os cinemas, retrata o dia a dia de uma cidade do interior, que começa a registrar uma série de assassinatos. As vítimas dos crimes têm dois traços em comum: são ruivas e, antes de morrer, receberam um escaravelho. A primeira delas é Hugo “Foguinho” que é encontrado morto com uma antiga espada encravada no peito.
O menino do dedo verde, de Maurice Druon
O menino Tistu, de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. O menino do dedo verde tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas.
O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-exupéry
Este é um dos principais clássicos infantojuvenis. Diversos aspectos autobiográficos estão presentes na narrativa de O pequeno príncipe, publicado pela primeira vez em 1945. Com imagens simbólicas, as passagens de ordem temporal, na vida do autor, estão ali presentes: casamento, separação, profissões, sonhos, decepções. Os dois personagens tornam-se representações do próprio autor, em um monólogo interior entre o “eu” e o “outro”.
Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha
Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha, retrata situações reais do cotidiano de um jeito simples e colorido. Nos três contos, há crianças que vivem no espaço urbano. Para resolver os seus problemas, Marcelo cria palavras novas, Carlos Alberto compreende a importância da amizade e Teresinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença.
Chapeuzinho amarelo, de Chico Buarque
Chapeuzinho amarelo traz o traço premiado de Ziraldo. Neste livro infantojuvenil, Chico Buarque retrata a história de uma bela menina que sofre de um mal terrível: sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido “o lobo”, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver.
Éramos seis, de Maria José Dupré
Este livro também faz parte da coleção Vagalume. Éramos Seis conta a história de Dona Lola e sua família. Batalhadora, ela é esposa de Júlio, um vendedor, com quem tem quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel. A narrativa da obra inicia na década de 1920 e termina nos anos 1940, durante a Segunda Guerra Mundial.
Acesse aqui e conheça os livros da coleção Casa da Madrinha na Base Minerva.
Caso tenha dúvida consulte nosso post sobre “Como localizar o livro na estante?” ou procure uma de nossos funcionário para ajudá-lo.