Como localizo as bibliotecas da UFRJ?

As 45 bibliotecas acadêmicas estão distribuídas pelas unidades físicas da Universidade, sendo 26 na Cidade Universitária, 5 na Praia Vermelha, 11 fora dos campi, 2 em Macaé e 1 em Xerém. Cada uma com um acervo específico com temas nas áreas que atendem. Os endereços, telefones, emails e outras informações das bibliotecas podem ser encontrados no site do SiBI e na página da Base Minerva, no botão . As bibliotecas da UFRJ mantêm os acervos organizados segundo padrões internacionais, com a finalidade de facilitar a recuperação de itens demandados em pesquisas e gerar diversos serviços de informação.

Para realizar buscas nos acervos, utilize a Base Minerva, catálogo coletivo online das bibliotecas da UFRJ. A base está disponível para todos os usuários na internet, oferecendo várias modalidades de busca. As mais tradicionais são a busca por autores, títulos e assunto. Na Base Minerva, é possível identificar os registros bibliográficos das obras catalogadas nas bibliotecas, o número de exemplares existentes de cada registro nas bibliotecas, as suas localizações nos acervos e se estão disponíveis para empréstimos e consulta.
O SiBI oferece, via Base Minerva, acesso aos textos completos de livros eletrônicos (cerca de 40.000), às dissertações e teses da UFRJ defendidas a partir de 2005 e a outros produtos disponíveis.

Os usuários com vínculo institucional, devidamente inscritos nas bibliotecas da UFRJ, podem realizar uma gama de operações online, como renovações, reservas, consultas a situação do usuário, armazenamento de arquivos de busca, facultadas somente aos usuários com vínculo institucional e inscritos nas bibliotecas mediante uso de login e senha. A consulta local aos itens do acervo é liberada ao público em geral também.

Os empréstimos domiciliares podem ser realizados por professores, técnicos e alunos da UFRJ inscritos nas bibliotecas. As inscrições podem ser feitas nas bibliotecas da Universidade, mediante apresentação de documento que comprove vínculo institucional.

A política de circulação é definida por cada biblioteca, tendo como critérios o tamanho do acervo e o número de inscritos na unidade. Ao fazer sua inscrição na unidade, o usuário deve inteirar-se desses critérios.

 

 

Fonte:

DEUS, Cássia de et al. Informações e orientações aos servidores recém-admitidos na universidade federal do rio de janeiroCartilha elaborada pelos arquivistas e bibliotecários, Técnico-Administrativos em Educação da UFRJ. 2018. 51 f.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *