L’Analphabète: uma recomendação de leitura para alunos de francês

Por: Clara de Moraes

Outras Leituras

Quando comecei a estudar francês, em 2017, estava convencida de que era burra. Eu ia para a aula e compreendia apenas palavras soltas. Hesitava e gaguejava tentando formar uma simples frase de quatro ou cinco palavras. Tentava falar o que tinha feito na semana, e me dava conta de que não conhecia palavras o suficiente para tal. Precisava reformular a mesma ideia inúmeras vezes, sem nunca conseguir expressar exatamente o que estava pensando.

Todos esses obstáculos em me expressar em língua estrangeira me fizeram sentir completamente idiota e incapaz.

Como aluna (e, agora, professora) de francês, noto que é muito incomum abordarmos os sentimentos negativos que surgem com o estudo em sala de aula. Há insegurança, dúvidas, constrangimento, irritação, impaciência, comparações, e até mesmo um pouco de competição. E, principalmente, um sentimento de estar super perdida.

Refletindo sobre todos esses sentimentos negativos que surgem ao estudarmos algo novo, descobri o livro L’Analphabète, escrito por uma autora que tem o francês como segunda língua.

Agota Kristof é húngara, e aprendeu francês apenas na vida adulta. Fiquei embasbacada em ver que alguém que teve que aprender francês do zero, como eu, escreveu inúmeros livros, todos escritos diretamente em língua francesa.

L’analphabète é autobiográfico, cada um dos onze capítulos contando um momento de sua vida, funcionando como uma antologia de memórias. O texto é direto e seco: a autora conta sua vida de pobreza e solidão com crueza, mas também com ironia e deboche.

L’analphabète é uma história tocante, que me motivou muito a continuar a estudar a língua francesa.

Recomendo este livro para alunos de francês a partir do nível A2-B1, que já saibam os tempos verbais do passado (passé composé, imparfait, plus-que-parfait) e do condicional. Não é preciso saber o passé simple para lê-lo: como ele é quase um diário, a autora utiliza apenas o passé composé.

Recomendo, também, esses links para complementar a leitura:

Entrevista com a autora: https://www.rts.ch/play/tv/sang-dencre/video/agota-kristof-lanalphabete?urn=urn:rts:video:415753

Recepção dos leitores francófonos: https://www.babelio.com/livres/Kristof-Lanalphabete/118436?action=aj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *