Por Wagner Nunes Moraes
Édipo Rei é umas das grandes tragédias gregas da antiguidade. Essa peça foi escrita por Sófocles por volta de 427 a.C., e conta a trágica vida de Édipo. O personagem trágico foge do lar de seus pais adotivos para evitar a profecia que acabaria com sua vida; porém, ao tentar fugir dela, é aí que ele começa a trilhar o caminho que foi profetizado para sua ruína.
A peça se inicia com o pai de Édipo, rei Laio, sabendo, através do Oráculo de Delfos, que seria morto pelo próprio filho e teria sua própria esposa, rainha Jocasta, desposada por Édipo. Ao saber desse futuro, Laio entrega Édipo a um pastor para que ele matasse o recém-nascido. Porém o pastor se apieda do bebê e salva a vida dele, levando-o para a própria casa e cuidando dele. A vida desse camponês era bastante difícil, ele percebeu que não conseguiria criar Édipo e decidiu doá-lo, e a criança agora é criada pelo rei de Corinto, Políbio.
Políbio trata Édipo como se fosse seu filho de sangue. Édipo cresce, e, em certo momento da história, decide ir ao Oráculo de Delfos. Lá ele descobre que futuro horrendo o esperava. Édipo sabendo que mataria o próprio pai e casaria com a própria mãe decide fugir de Corinto para evitar a profecia. No meio do caminho de sua nova jornada, Édipo se depara com alguns homens e discute com eles. Tomado por um ataque de raiva, Édipo os mata. Mal ele sabia que um dos mortos era Laio, seu pai biológico. Dessa forma a profecia se inicia.
Édipo continua sua jornada até Tebas, sua terra natal. Lá ele se depara com a enigmática esfinge, a qual diz a ele que poderia passar por ela se acertasse o enigma proposto; porém, se errasse, seria devorado. Édipo então aceita e consegue desvendar a charada e entrar em Tebas. Os tebanos, ao saberem que a esfinge foi derrotada, nomeia Édipo como um herói e rei de Tebas. Ademais, ele teria direito a se casar com a rainha recém viúva de Tebas, Jocasta. Édipo se casa com ela, além de ter filhos com sua própria mãe biológica, realizando assim a segunda parte da profecia.
Tebas é atacada por inúmeros infortúnios, assim Édipo decide consultar o profeta Tirésias e descobre sua própria maldição: o que ele fará ao descobrir que a profecia se realizará? Édipo Rei é a primeira peça de uma trilogia e deve ser lida por qualquer um que curte clássicos, ou que gosta de uma boa trama. Se você acha que sua vida está ruim e que nada pode piorar, venha conhecer a vida de Édipo.