“Areia Movediça”, Malin Persson Giolito

Por Regina Barbosa

Areia Movediça é um livro do gênero thriller e literatura jurídica, escrito por Malin Persson Giolito. O que sabemos no começo da obra é que aconteceu um tiroteio em uma sala do colégio em que Maja Norberg estuda, seu namorado e melhor amiga estão mortos junto com outros estudantes e apenas ela sobreviveu. Confusa e sem revelar o que houve ali dentro, a polícia a leva e diz que Maja está sendo indiciada pela matança. 

O livro é muito mais um estudo psicológico do que qualquer outro gênero. Ele foca muito na construção do que tudo aconteceu, do que apenas quem matou e quem são os culpados. Ele é narrado em primeira pessoa, então temos acesso a toda a visão da Maja e seus pensamentos. Ela é uma protagonista que possui uma personalidade muito complexa e a autora soube muito bem colocar isso no papel. 

O tempo todo o livro trabalha em cima do motivo que tudo aconteceu. Ele mostra muito sobre as reflexões da Maja enquanto ela está presa e sozinha, não se preocupando muito em sobre quem é culpado ou não, mas mostrando muito sobre como está o psicológico da personagem e todos os seus devaneios. 

O fato dela ter perdido a melhor amiga e o namorado naquele massacre e estar sendo culpada por isso, faz com que ela tenha muitas reflexões sobre tudo que aconteceu e sobre o que as pessoas estão achando dela. Além de sentir um pouco de culpa por diversas situações em que viveu um pouco antes dessa tragédia. Seus devaneios na previsão são como se fossem confissões dela diretamente para o leitor. 

A autora durante o livro faz muitas críticas sobre como a sociedade europeia é preconceituosa, principalmente com os imigrantes. Ela também mostra como se constrói a personalidade de uma pessoa para querer cometer um crime desses. 

Outro ponto importante que é tocado no livro é a negligência parental e de como os pais dos personagens não procuram saber sobre a vida dos filhos ou simplesmente não se importam o suficiente. Também vemos as consequências dessa negligência e o que ela pode causar. A questão do uso de drogas e relacionamento tóxico também é muito presente e a autora conseguiu abordar de forma muito inteligente sobre todos os aspectos. 

O livro tem muitos flashbacks para entendermos o que aconteceu antes, durante e depois do massacre. A dualidade dos personagens é algo muito interessante de refletir, pois todo tempo fica muito claro que todos ali tem lados bons e lados ruins. 

Mais um ponto interessante nessa obra são os detalhes jurídicos que ela possui. Ao decorrer da leitura vemos o julgamento de Maja sendo construído e o livro apresenta todos os detalhes de como eles acontecem de forma profunda. Também vemos detalhadamente como acontecem os depoimentos e a reconstituição do crime.

Areia Movediça é um livro que contém detalhes sobre estudos psicológicos muito bem abordados. A escrita bem detalhada e a construção do motivo pelo qual alguém comete um massacre é muito bem abordado pela autora. É uma obra que te faz refletir bastante sobre como toda uma criação e relacionamentos podem influenciar sua vida de um jeito bom e ruim. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *