Ana Clara Sant`Anna Gómez Ferreira
Releituras na Quarentena
Torto Arado, romance do escritor baiano Itamar Vieira Júnior, conta a história das irmãs Bibiana e Belonisia e sua família, no sertão da Chapada Diamantina. As meninas ligadas pelo forte laço familiar, são marcadas principalmente por um trágico acidente onde a linguagem é duramente afetada, já que uma precisa da outra para se comunicar.
Apesar da violência, conflitos e dificuldades vividas não só pelas personagens principais mas por toda uma comunidade, a narrativa é fluida e com uma delicadeza que mostra não só a luta e resiliência de um povo, como a afetividade de uma família marcada pela dor, pela luta e o desejo de justiça.
O livro nos traz vários ensinamentos e conhecimentos, principalmente ao apresentar aos leitores uma forma de religiosidade antes desconhecida por mim , com todo um ritual característico e seus encantados, o Jarê, crença originária da Chapada Diamantina e cultuada somente lá, amarra sentimentos ações e palavras ao longo de toda a história .
É uma narrativa forte e comovente, apesar da leveza em sua escrita. Um romance vencedor dos prêmios Oceanos e Jabuti que encantou e continua encantando muitos leitores.