Por Naiara Cristina de Souza Mello
O romance infanto-juvenil Pollyanna Moça é a sequência preparada por Eleanor H. Porter do livro de 1915. Nele, continuaremos a jornada da heroína Pollyanna, agora já uma jovem moça e com o coração cheio de gratidão, enfrentando novos desafios, principalmente sobre o amor.
A história permanece baseada no jogo do contente que, dessa vez, ultrapassa as fronteiras de sua cidade, Beldingsville, para o coração da rancorosa Sra. Carew de Boston. Na nova cidade, Pollyanna será confrontada sobre seus ideais positivistas enquanto sua tia Polly se questionará se o jogo de contente permanecerá como um remédio ou um veneno para o ego da moça. Entretanto, com o surgimento de novas amizades na vida de Pollyanna e de sua anfitriã, Mrs. Carew, novos mistérios e questionamentos seguem para a resolução, trazendo alegria para a vida dos personagens.
Para concluir, o amor também será um dos temas abordados na história. Não somente o amor romântico mas também o amor familiar serão temas no desenvolvimento dos personagens, principalmente da jovem Pollyanna, quando se depara com um sentimento intenso entre amizade e paixão. O amor materno será palco de um dos principais momentos da história, descobriremos juntamente com os personagens a solução de um mistério que ronda a família da Sra. Carew, a causa de sua angústia e amargura. Tanto Pollyanna quanto Pollyanna Moça fazem parte dos clássicos da literatura infanto-juvenil e são promessa aos novos leitores para aquecer o coração de esperança e gentileza.