Enola Holmes: o caso do marquês desaparecido

Releituras na Quarentena

Nayara de Sousa Leite

O livro “Enola Holmes: o caso do marquês desaparecido” é escrito por Nancy Springer e foi publicado no ano passado (2020), o livro tem caráter juvenil e é uma ótima leitura para quem gosta de mistérios, ação e muita, muita aventura!

O livro se passa em Londres e conta a história de Enola Holmes, ela mora com sua mãe Lay Eudoria, na qual a ensina muitas coisas, principalmente atos de defesa. A mãe da personagem principal gosta muito de anagramas e escolheu o nome “Enola” que ao contrário significa “Alone” e é exatamente assim que a garota vive a grande parte da sua vida, sozinha.


Quando a menina completa seus quatorze anos, sua mãe desaparece deixando apenas alguns presentes, dentre eles um caderno de mensagens cifradas. Enola sabendo que sua mãe gosta de anagramas tenta descobrir o motivo de seu desaparecimento e decide enviar uma carta para seus dois irmãos, Sherlock Holmes e Mycroft Holmes que já não via a anos, contando-os do desaparecimento de sua mãe. Sherlock Holmes demostra ser mais afetivo, carinhoso e tem uma preocupação maior pela irmã, já Mycroft Holmes é chato, irritante e não se preocupa muito com Enola, mas sim de como vai ser sua postura diante da sociedade, ele tem medo, principalmente de sua irmã manchar sua reputação pelo seu jeito “moleque” de se comportar e agir, assim como também pelas suas vestimentas, não usando vestido como deveria ser e ao invés disso, usa calças, que na época em que se passa o livro era vista como “coisa de homem” e as mulheres que a usavam eram má vistas.


Eles por se preocuparem de como ficaria a educação de sua irmã além de quererem investigar o desaparecimento da mãe, os dois decidem então ir de encontro a menina. Porém, não foi do jeito que Enola imaginava, pelo contrário, Mycroft quer que sua irmã vá para uma escola de boas maneiras para se comportar como uma verdadeira dama que deve ser, então a jovem armar uma fuga sozinha pois não quer ir para uma escola, mas sim, ir em busca dos seus verdadeiros objetivos: encontrar sua mãe e saber os motivos que a fizeram sair de casa.


Então ela parte em um trem e lá se depara com um crime: o desaparecimento do marquês. Como uma recém detetive, é claro que vai entrar nessa jornada possuindo agora mais um objetivo. O livro é uma coleção e esse é apenas o primeiro. O que devemos esperar do próximo hein?! Se gostou, eu indico muito, uma leitura leve e cheia de tramas e o melhor, pequeno e de baixo custo.


O livro nos mostra o poder feminino e nos ensina, é claro, anagramas e o quão nós mulheres somos fortes e independentes, mesmo com suas inseguranças e medo, Enola vai em busca de seus objetivos, usando seu conhecimento e enfrentando cada barreira que encontra pela frente, mesmo sendo uma jovem menina é guerreira e sabe muito bem o que quer, determinada e ousada assim como sua mãe é e assim como ela a ensinou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *