Por Regina Barbosa
Daisy Jones and The six é um livro de Taylor Jenkind Reid, que fala sobre um grupo de jovens que tem um sonho de trabalhar com música e formam uma banda de rock na década de 70. É mais um livro da autora, que assim como Os sete maridos de Evelyn Hugo, apresenta personagens complexos e muito palpáveis.
Billy é o vocalista da banda e é uma pessoa muito ambiciosa e focada em crescer no cenário musical. Contudo, também tem muitos defeitos e durante uma parte da trama sofre com problemas por conta de bebidas e drogas. Daisy é outra personagem que assim como Billy, compõe muito bem e tem uma linda voz. Ela começa cantando sozinha, mas depois se junta a banda e começa a ser vocalista também.
Os The Six, originalmente, são formados por cinco homens e uma mulher, a Karen. Então, a autora consegue abordar muito bem a questão sofre a falta de representatividade feminina do âmbito do rock na década de 70.
A obra é uma espécie de documentário em formado de livro e isso torna a sensação de leitura muito interessante. Ele conta sobre todos os pontos importantes da vida dos personagens e da banda, a trajetória do sucesso e o declínio. Durante a leitura descobrimos quando e o porquê o grupo se separou, incluindo a visão de cada um sobre isso.
O livro tem uma certa disputa entre a Billy e a Daisy. No começo, ele era a contra a entrada dela na banda, mas conforme eles vão se conhecendo e vão sendo obrigados a trabalhar juntos, descobrem que eles se completam de uma forma estranha e conseguem compor muitas músicas de sucesso.
Daisy Jones and The Six aborda a questão sobre as drogas e os problemas que isso pode causar na vida de quem as usa e dos seus familiares e amigos. Além disso, temos todo o cenário dos anos 70, as roupas e como as bandas de rock agiam em suas turnês e processo criativo. É muito interessante a questão das músicas nesse livro, pois são canções originais e trechos delas são escritas nas páginas.
Os personagens são muito humanos e possuem muitos defeitos que conseguimos nos identificar, talvez por isso a sensação de que eles realmente existem e aquilo é um documentário real sobre uma banda que realmente existiu.
É um livro muito musical e que nos faz viajar para aquela época, mesmo sem nunca ter vivido. A autora consegue construir muito bem todos os problemas dos personagens e todas as consequências que as escolhas deles trazem uns para os outros. Assim como os outros livros da autora, tem um mistério no final e isso torna tudo mais interessante. Daisy Jones and The Six é uma leitura obrigatória para quem curte musicais, romances e uma trama divertida de ler e bem desenvolvida.