Por Bruna Acosta
Carolina Soto é filha de Javier Soto, um argentino aspirante a jogador de tênis que se muda para os Estados Unidos e assim conhece a mãe de Carrie. Devido à paixão pelo tênis de Javier, ele começa a treinar Carrie para ser uma campeã no esporte.
Carrie assim começa os treinos, aos poucos começa a participar de pequenos torneios até que eles se tornaram grandes competições. Ela possui uma sede por vitória, pois só assim consegue sentir que aquilo faz sentido, só assim se sente validada.
Quando Javier vê que Carrie parou de praticar o esporte por amor ou por gostar, e sim para simplesmente ganhar e ser a melhor, ele tenta aconselhá-la. Entretanto, Carrie o despensa e aceita proposta de outro treinador.
E assim, Carrie conseguiu se tornar a recordista de Grand Slams feminina (e masculina, embora isso não seja reconhecido) e se torna a melhor jogadora de tênis de todos os tempos. Porém, Carrie adquiriu um problema no joelho, começou a cair nos rankings e a perder, assim decidindo pela aposentadoria.
Após 5 anos de aposentadoria, o recorde de Carrie estava ameaçado por Nicki Chan, outra jogadora que estava prestes a ultrapassar o recorde de Carrie — ponto-chave para Carrie decidir voltar da aposentadoria.
Javier volta a treinar Carrie, que decide jogar 4 torneios principais aos 37 anos, podendo retomar seu recorde e ainda adquirir um novo — ser a jogadora mais velha a vencer um Grand Slam.
Com o avanço de Carrie nos treinos, chega um momento em que ela precisa de alguém no mesmo nível que ela para treinar. O que era extremamente difícil de alguém aceitar, já que Carrie não foi a pessoa mais gentil do mundo enquanto estava na ativa. Era arrogante, prepotente, convencida. Era conhecida como a “machadinha de guerra”. Mas, o também jogador mais velho e decadente, Bowe Huntley, aceita treinar com Carrie. O fato era que eles já tiveram um caso no passado. Carrie não ficou alegre com a escolha de Bowe, mas era isso ou continuar treinando com jogadoras amadoras.
Assim, Javier treina Carrie — e Bowe — até a temporada de campeonatos começar. O que acontecerá?
Recomendo a leitura do livro…
Esta resenha faz parte da série Autores da Torre, do Projeto de extensão Torre de Babel, da Biblioteca José de Alencar (Faculdade de Letras/UFRJ)