Por Nayara Sousa Leite
Annie é um livro escrito por Thomas Meehane conta a história de uma menina em sua adolescência no qual aborda um assunto muito importante e difícil para a maioria das pessoas: adoção.
Annie foi deixada pelos pais em um orfanato quando ainda era um neném, com um colar e um bilhete dos pais dizendo que voltariam para buscá-la, lá havia uma megera diretora chamada Srta. Hannigan que não se importava muito com as crianças mas, apenas com os benefícios que elas os traziam já que a ajudava com as tarefas domésticas.
Mas tudo muda quando acidentalmente quando Annie percorre pelas ruas atrás de um cachorro que está correndo perigo e esbarra com um bilionário que está concorrendo a prefeito e a salva de um atropelamento. Um fã registra o incidente e rapidamente vai para a mídia aumentando a sua chance de ser eleito pela sua boa ação.
Logo a sua assistente vai em busca da garotinha com uma pequena proposta com muitas fotos, com o intuito de aumentar ainda mais sua visibilidade e claro, consegue. Então a ambição aumenta e a proposta é ainda maior, que Annie vá morar com ele para alavancar ainda mais sua campanha e é exatamente o que acontece. A menina passa a participar de todas as suas campanhas eleitorais, porém o que era pra ser apenas um jogo de marketing vira apego e o futuro prefeito acaba gostando muito de Annie que é um doce de menina e sabe muito bem persuadir e agradar ao público.
Em uma armação feita pela Srta. Hannigan que não estava nada satisfeita com toda essa situação com a ajuda de um dos empregados do bilionário que também não está satisfeito decide alugar pais falsos para se passarem por pais de Annie e a menina acredita e se sensibiliza achando que é tudo real, os seus pais falsos são rudes e dizem a ela que estão ali a mando do futuro prefeito o que a deixa mais abalada pois ele era uma das únicas pessoas na qual a menina confiava.
O bilionário vai em busca de Annie pois não fazia parte de nada daquilo e realmente gostava muito da menininha, Annie é vista por um fã que registra o contecimento facilitando sua localização para o resgate dela.
Por fim, Annie é encontrada sã e salva e quando encontra com o futuro prefeito demostra toda sua indignação por achar que ele fazia parte daquela farsa e assim que ele explica tudo ela entende e o final não podia ser mais lindo, ele desiste da candidatura para se dedicar a Annie e a sua assistente, o seu novo amor.
Este livro é a prova que os fins justificam os meios, Annie tinha uma vida difícil e extremamente ruím e por um acaso do destino, tudo muda para melhor e o que era para ser apenas um jogo de marketing vira uma bela história de uma nova família.