Por Naiara Cristina de Souza Mello
A história de Açucena acontece nas duas cidades do Nordeste brasileiro, Aracaju e Salvador, entre as décadas de 1950 e 1990, e acompanha sutilmente como plano de fundo os eventos históricos que ocorreram no país ao longo dos anos. Nela, conhecemos a vida de Pedro, sob seu olhar, e o amor intenso sentido por Açucena, uma jovem que reside no mesmo bairro. Juntos os jovens descobrem um laço de amor precioso, contudo existem perguntas sem respostas que se colocam entre suas vidas e impedem a sua felicidade.
O livro é dividido em 4 partes: a infância, a juventude, a vida adulta e a terceira idade. Na primeira parte revivemos os prazeres da infância do interior através de Pedro como roubar fruta no vizinho, nadar no rio com os amigos, brincar na rua, o primeiro amor e a escola. Vemos também que Pedro é um menino que desde cedo tem o raciocínio lógico muito aguçado, fruto da criação de seus pais. Esse mesmo senso lógico é que questiona que tipo de sentimento tão intenso que possui por Açucena e, após ser questionado, terminam o relacionamento.
Finalmente, na fase adulta Pedro decide seguir carreira como contador e vai para Salvador cursar a faculdade pública. Contudo, é constantemente assombrado em seus pensamentos por Açucena, seu bem estar e felicidade até mesmo quando se apaixona e constrói uma vida com outra pessoa. Enfim, após muitos anos decidindo ignorar esse sentimento e sensação misteriosa em relação ao seu primeiro amor, é em sua velhice que ele redescobre a nova chance que a vida dá para resolver suas pendências com Açucena e recomeçar na velhice o seu sonho. Açucena é a obra de José Iran Cardoso Vieira, está disponível em ebook Kindle ou físico e possui influências no kardecismo cristão e na reencarnação, o que não impede de o leitor leigo compreender as referências e apreciar o enredo.