Por Jully Mendes
O livro “A Paciente Silenciosa” é um thriller psicológico do autor Alex Michaelides, lançado pela Editora Record. Portanto, é importante alertar que a história é carregada de situações que podem causar um certo desconforto à alguns leitores.
A trama já inicia de forma impactante ao contar como a personagem Alicia Berenson, uma pintora famosa que mora em Londres e é casada com um fotógrafo de moda consagrado, foi encontrada ao lado do corpo sem vida do marido em uma noite.
Apesar de não haver provas concretas, Alicia é considerada a única suspeita e, desde o ocorrido, foi colocada em um hospital psiquiátrico, recusando-se a dizer uma palavra sequer até mesmo para se defender. Um dos questionamentos que rodeiam o caso é por que Alicia jogaria fora a vida perfeita que tinha.
Ao tomar conhecimento do caso, o psicoterapeuta forense Theo Faber o encara como um enigma do qual ele acredita ser capaz de resolver, ao tentar compreender a paciente e o que a motivou para cometer o crime. Portanto, Theo consegue um emprego na instituição onde a artista está e tenta fazê-la desenterrar esse mistério.
A narração é intercalada pela perspectiva do terapeuta e pelos trechos de acontecimentos registrados no diário da própria Alicia. Apresentando mais do que a investigação do crime, Michaelides também analisa a condição psicológica tanto da Alicia, fechada em si mesma, quanto do Theo, que desenvolveu uma certa obsessão com a história da paciente. O autor estabelece, ainda, diversas reviravoltas que tornam a leitura mais instigante, prendendo a atenção do leitor.
Desde o início fiquei curiosa para compreender os acontecimentos e a guinada final da história, apesar de deixar algumas questões em aberto, de fato me surpreendeu! Porém, para quem já possui facilidade em seguir as pistas dos autores em tramas nesse estilo podem descobrir brevemente o mistério em torno da história.
Por fim, considero a leitura ótima e a recomendo para quem gosta de thrillers ou deseja uma boa leitura para se distrair.
Não deixem de passar no nosso canal do YouTube e checar o vídeo de Stefany Araújo sobre “A Paciente Silenciosa“