Resenha do artigo “A Escola “Faz” As Juventudes? Reflexões em Torno da Socialização Juvenil” de Juarez Dayrell

Por Lorenna Bicalho

Neste texto, o autor se propõe a discutir a relação entre juventude e escola, questionando o papel da escola na socialização da juventude contemporânea, e destaca o caso de jovens estudantes de escolas públicas, geralmente das classes mais pobres, morando na periferia dos grandes centros urbanos. Comentou brevemente o processo de democratização escolar, a migração das classes altas para as escolas privadas e a incapacidade crônica das estruturas escolares para lidar com essa situação. Sublinhou que para professores e escolas, o problema é a própria juventude, enquanto para os jovens o problema é o tédio das escolas como “obrigação necessária”. Para o autor, a escola acaba sendo parte do problema que busca resolver. Separei um trecho do texto que fala um pouco da dificuldade que o jovem enfrenta em continuar os estudos, caso não passe no vestibular. Não atingir nota suficiente no vestibular para iniciar a faculdade é a realidade de muitos jovens, e quando não conseguem esses estudantes precisam procurar outras maneiras de continuar estudando, procurando trabalho para custear os estudos. Escolhi esse trecho por isso. “ Inicialmente, é importante situar o lugar social desses jovens, o que vai determinar, em parte, os limites e as possibilidades com os quais constroem uma determinada condição juvenil. Podemos constatar que a vivência da juventude nas camadas populares é dura e difícil: os jovens enfrentam desafios consideráveis. Ao lado da sua condição como jovens, alia-se a da pobreza, numa dupla condição que interfere diretamente na trajetória de vida e nas possibilidades e sentidos que assumem a vivência juvenil. Um grande desafio cotidiano é a garantia da própria sobrevivência, numa tensão constante entre a busca de gratificação imediata e um possível projeto de futuro.”

Referências Bibliográficas

https://www.scielo.br/j/es/a/RTJFy53z5LHTJjFSzq5rCPH/?format=pdf&lang=pt

1 thought on “Resenha do artigo “A Escola “Faz” As Juventudes? Reflexões em Torno da Socialização Juvenil” de Juarez Dayrell”

  1. Uma importante reflexão que deveria ser feita com base no texto ( linha 8-10) onde o autor enumera dois fatos: ” democratização escolar” e “migração das classes altas para as escolas privadas”….é saber se existe relação entre os dois fatos, e se existir, buscar entender a relação de causa e consequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *