Por Regina Barbosa
Uma festa de casamento em uma ilha privada e misteriosa. Um casal aparentemente que saiu de um comercial de margarina. Um grupo de amigos que se conhecem desde o colégio e agem como se ainda estivessem lá. Traições de quem menos se espera e muitos segredos. Esse é um resumo do livro A Lista de Convidados, de Lucy Foley.
Jules Keegan e Will Slater são um casal bem conhecido e apaixonado. Ela trabalha em uma revista conceituada, ele é apresentador de um programa de sobrevivência bem famoso. Os dois vão se casar e decidem fazer o casamento em uma ilha de difícil acesso e super privada na Escócia. Eles convidam os melhores amigos de Will, a mãe e irmã de Jules e o seu melhor amigo e esposa para irem antes de todos os convidados e aproveitaram uns dias a mais com todos. O ambiente parece ser perfeito, pois eles se conhecem a anos, mas essa junção vai trazer intrigas e muitos segredos revelados.
No começo do livro ficamos sabendo que alguém foi encontrado morto, mas não revelam quem foi a pessoa e muito menos como essa pessoa morreu e quem o matou. Tudo o que sabemos é que aconteceu uma tempestade e o ambiente está caótico. Com essa informação, começamos a leitura teorizando e com a curiosidade de saber todas as respostas e possibilidades dos acontecimentos.
Uns dias antes de se casar, Jules recebeu um bilhete dizendo para não se casar com Will porque ela não é quem ela pensa, mas ela simplesmente ignorou e não contou isso para ele e nem para ninguém. Contudo, ela fica com esse recado na cabeça, principalmente com a ida deles para essa ilha tão misteriosa e peculiar.
O livro se divide entre o ponto de vista da Jules, sua irmã, Hanna, esposa do melhor amigo da noiva, a cerimonialista e dona da ilha, Will e seu melhor amigo da escola. Conforme lemos o livro através da visão de cada um, temos uma opinião diferente sobre algumas pessoas presentes na história e algumas situações que aconteceram e vão sendo reveladas aos poucos.
A Lista de Convidados nos apresenta muitos mistérios e situações que ficamos refletindo se foi apenas por acaso, mas depois descobrimos que nada nesse livro foi colocado por acaso pela a autora. Todas as brigas entre eles e segredos são bem construídos, principalmente pela a maior parte dos personagens se conhecerem desde a escola e já terem vivido muitas coisas juntos.
A história aborda questões como relacionamento, amizades, confiança e principalmente, o que acontece quando ela quebra. O livro te faz criar múltiplas teorias e o leitor tenta o tempo inteiro encaixar o quebra cabeça com as pistas que vão sendo deixadas pela autora durante os capítulos. É um thriller muito bem construídos e com personagens com a personalidade um tanto duvidosa, porém muito humana, e talvez por isso nos envolvemos tanto com a trama.