Principais bases de dados na área de Letras, Linguística e Literatura
Base de dados são sistema de informação estruturado, que indexa referências bibliográficas de artigos, capítulos de livros e outras publicações. Podem possibilitar o acesso ao texto integral das publicações.
As coleções disponíveis nas Bases de Dados podem conter somente a referência ou metadados (autor, título, assunto, resumo, ano de publicação…) ou também o texto completo, ou seja, o conteúdo integral do item de informação.
As bases de Dados podem ser:
1. de livre acesso (open access),
2. pagas, por meio de assinatura ou compra perpétua
3. para acesso temporário (trial).
As bases assinadas pela UFRJ em geral ficam disponíveis apenas para os usuários da comunidade acadêmica da UFRJ, ou seja, docentes, técnicos-administrativos, alunos de pós-graduação e alunos de graduação via o serviço de acesso remoto.
As bases assinadas pela CAPES ficam disponíveis para todas as universidades públicas e algumas privadas, por meio do Portal de Periódicos da CAPES, acessível nos computadores ligados à rede UFRJ ou pela intranet.
O acesso ao Portal de Periódicos da CAPES pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFRJ dentro dos campi UFRJ, para toda a comunidade acadêmica, ou fora dos campi, por meio do acesso remoto via intranet.
Acesso restrito (via portal Capes)
Nota: O acesso às bases de dados do Portal Capes, deve ser feito a partir da opção “Buscar base”, ou por cada título de periódico, a partir da opção “buscar periódico”.
Bases de Dados Multidisciplinar
Web of Science (Referencial – não contém o texto completo)
Descrição: Base multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui hoje mais de 9.000 periódicos indexados. É composta por: Science Citation Index Expanded (SCI-EXPANDED): 1945 até o presente; Social Sciences Citation Index: 1956 até o presente; Arts and Humanities Citation Index: 1975 até o presente. A partir de 2012 o conteúdo foi ampliado com a inclusão do Conference Proceedings Citation Index- Science (CPCI-S); Conference Proceedings Citation Index- Social Science & Humanities (CPCI-SSH).
Trata-se de bases de referências bibliográficas, que não contêm o texto integral dos documentos, mas que possuem uma característica especial: é possível ver quais os artigos citados por determinado artigo, ou verificar quantas vezes um artigo foi citado e por quem. É a partir destas bases de dados que é calculado o fator de impacto das publicações
periódicas, bem como outros indicadores bibliométricos presentes no Journal Citation Reports.
Tutoriais:
Web of Science Guia Rápido
Treinamento Web of Science + Scopus atualizado 25/10/2022
Scorpus (Referência – não contém o texto completo)
Descrição: A base de A dados Scopus (Elsevier) permite uma visão ampla de tudo que está sendo publicado cientificamente sobre um tema. Por meio dos mecanismos de busca e descoberta, facetas e refinamentos, você poderá encontrar as informações que necessita sobre artigos e revistas, citações e referências, métricas de impacto, além de autores e instituições de todas as áreas de conhecimento.
Tutorial: Scopus Tutorials
Treinamento Web of Science + Scopus atualizado 25/10/2022
Bases de Dados especializadas
Project MUSE (Texto Completo)
Oferecida por meio do contrato Jstor & Social Sciences Collection, a coleção Project Muse permite o acesso a textos completos de 490 periódicos nas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com foco nas áreas de Economia, Educação, Lingüística, Ética, Ciência e Teoria Política, Sociologia, Filosofia e Artes. A disponibilidade do conteúdo varia de 1958 até o presente. Todo o conteúdo pode ser acessado pela opção buscar base ou por cada título na opção buscar periódico.
Cambridge University Press (Texto completo)
A Cambridge University Press disponibiliza mais de 300 periódicos nas mais diversas áreas do conhecimento acessíveis em texto completo com acesso que varia de 1887 até o presente nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes. Atualmente todo o conteúdo está disponível na Cambridge Core, que é uma nova plataforma para publicações acadêmicas da Cambridge University Press. Nesta plataforma é possível se realizar as buscas a todos os materiais da editora.
Os usuários têm duas formas de localizar o conteúdo da Cambridge indexado no Portal de Periódicos CAPES. A primeira é na opção buscar base: basta inserir o nome da editora no campo de pesquisa para recuperar o resultado.
Para ter acesso às revistas científicas individualmente, é possível pesquisar pelo link buscar periódico. Aqui os usuários devem inserir o nome da publicação, o código ISSN ou ainda selecionar o editor/fornecedor Cambridge University Press.
Mais informações podem ser obtidas neste site e na página de perguntas e respostas frequentes da Cambridge.
Journal Storage JSTOR – (Texto completo)
A JSTOR é uma biblioteca digital de revistas científicas, livros eletrônicos, entre outros documentos. A comunidade acadêmica da UFRJ tem acesso a um conjunto de coleções da JSTOR através do Portal de Periódico da Capes.
Os conteúdos podem ser acessados por meio de pesquisa na opção “Buscar base” do Portal. Também é possível localizar títulos na opção “Buscar periódico”, inserindo o nome da revista científica ou selecionando a JSTOR na opção “Editor/Fornecedor”.
As coleções disponibilizadas aos usuários do Portal são: Arts & Sciences 1 (Humanidades); Arts & Sciences 3 (Ciências Sociais); e Mathematics & Statistics.
A coleção Art & Sciences 1 é primeira produzida pelo JSTOR, em 1997. Inclui uma seleção de títulos com 15 disciplinas, incluindo as mais importantes publicações voltadas para as áreas de economia, história, ciências políticas e sociologia, além de títulos em ecologia, matemática e estatística. Enquanto isso, a coleção Art & Sciences 3 tem foco em artes e humanas, abrangendo mais de 223 periódicos direcionados para música, vídeo, arte, folclore, história, religião e arquitetura. [Lista de revistas]. Cobertura varia desde o ano de 1844 até o presente.
Dicas de pesquisa via Metalib: * O número total de registros localizados será mostrado se for menor que 200. Se houver mais de 200, aparecerão “resultados encontrados”. Em ambos os casos um link para acessá-los será mostrado.
* Operadores booleanos AND, OR, NOT não podem ser usados.
* A truncagem não funciona nessa base.
* A busca por título é feita somente no campo título.
* Busca por ISSN e ano são feitas em Todos os campos.
* Pesquisas por ISBN não são realizadas nesta base.
MLA International Bibliography (Gale) – (Referencial com resumo)
Disponibilizada por meio do contrato Jstor & Social Sciences, a coleção Gale MLA International Bibliography (Modern Language Association of America) oferece conteúdo referencial nas áreas de Línguas e Literatura, Lingüística e Folclore. Indexa artigos de periódicos, seriados, monografias, livros, teses e trabalhos de congressos, conferências e outros documentos. São mais de mais de 2.000.000 registros com o período de acesso variando de 1921 até o presente.
Curso online gratuito: Understanding the MLA International Bibliography: A Free Online Course
Vídeo do treinamento: EBSCO: Conhecimentos avançados em Linguagem e Literatura utilizando a MLA nova base da CAPES
ERIC – Education Resources Information Center (Referencial com resumos e Texto completo)
Uma base de dados patrocinada pelo Departamento Norte-Americano de Educação, visando proporcionar amplo acesso à literatura relacionada à educação. Inclui mais de 1,5 milhão de artigos de periódicos, conferências, congressos, documentos governamentais, teses, dissertações, relatórios, mídia audiovisual, bibliografias, livros e monografias. Cobertura a partir de 1966 e atualização mensal.
Acesso aberto
Portal de periódicos UFRJ: Reúne os títulos de periódicos editados na UFRJ.
Scielo: Programa orientado à publicação de revistas científicas de qualidade na Internet em acesso aberto, voltado principalmente aos países da América Latina e Caribe. Estas revistas estão reunidas em coleções nacionais e temáticas, com o controle integrado de uso e impacto e contribuição para a melhor administração dos processos editoriais, qualidade científica e indexação internacional.
Domínio Público: Acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público (segundo a Lei dos Direitos Autorais) ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
Europeana: Reúne cerca de 15 milhões de itens entre pinturas, músicas, filmes e livros da Europa. São materiais das diversas instituições culturais e científicas da Europa como British Library, Museu do Louvre entre outros.
Biblioteca Nacional: Contém documentos digitalizados de acesso livre de grande importância para o Brasil, incluindo os tesouros da Biblioteca Nacional como os Lusíadas de Camões na íntegra.
Biblioteca Digital Mundial: Livros, diários, manuscritos, mapas, filmes, impressos e fotografias e registros fonográficos. É possível navegar por período, lugar, tópico, tipo de material e instituição. São diversas instituições participantes em todo o mundo. Em português.
Directory of Open Access Journals – DOAJ (Texto completo)
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações : BDTD (Texto completo)