Giannis: das periferias de Atenas ao topo do mundo

Por João Pedro Mafalda Ribeiro

Quando falamos da Grécia, logo pensamos nos belos monumentos que o país possui, além de toda a sua história e a presença da mitologia grega em nosso cotidiano. Foi de lá que surgiu um dos grandes nomes da NBA e do Basquete mundial atualmente: Giannis Antetokounmpo. Apesar de hoje em dia estar em seu auge, as coisas não foram nem um pouco fáceis para Giannis até chegar à liga de basquete mais popular do mundo. Sendo filho de nigerianos, sua infância em Atenas foi bem difícil, pois frequentemente era alvo de ataques racistas que o mandavam voltar para a Nigéria, mesmo nunca tendo pisado lá. Seus pais eram imigrantes não documentados na Grécia, vivendo portanto em situação “irregular” no país e com isso Giannis e seus irmãos não poderiam possuir a cidadania grega, e como não nasceram na Nigéria, país de origem de seus pais, viveram como apátridas, não sendo reconhecidos oficialmente como cidadãos de nenhum dos dois países.

Giannis e seus irmãos ajudavam sua família trabalhando como vendedores ambulantes, em seus tempos de lazer praticavam o futebol e o basquete. Até que um dia, um olheiro de um pequeno clube de basquete grego os convidou para jogarem no time e em troca teriam uma pequena ajuda de custo para auxiliar sua família. Com o passar dos anos, Giannis evoluiu bastante nos aspectos físicos e técnicos, o que chamou a atenção da NBA quando tinha 18 anos de idade. Através desse interesse, Giannis foi convidado para participar do draft da NBA, que é quando os novos jogadores são escolhidos por uma das 32 equipes para entrarem no time, e só com isso conseguiu a sua cidadania grega, pois precisava estar presente na cerimônia realizada em Nova York. No draft, Giannis foi selecionado pelo Milwaukee Bucks, onde ao subir para se apresentar, levou junto consigo uma bandeira da Grécia, mesmo sofrendo ataques racistas e xenófobos por parte de políticos gregos de extrema-direita.

Giannis ao chegar na liga era franzino e ainda tinha muito a evoluir fisicamente e tecnicamente para chegar às exigências que um jogador da NBA deve possuir para conseguir manter o ritmo em relação aos adversários. O grego sempre trabalhou duro e conquistou um físico e uma técnica que o tornam imparável. Tendo 2,11m de altura, 2,21m de envergadura e 110kg, Giannis foi apelidado de “Greek Freak”, traduzido como “aberração grega”, e adotou este apelido, sendo também o nome da sua linha de tênis fornecida pela Nike. Através do trabalho duro e muita dedicação, Giannis foi aperfeiçoando seu modo de jogar e se tornou uma das estrelas da liga, sendo escolhido duas vezes como o MVP em 2019 e 2020 (melhor jogador da liga), uma vez melhor defensor do ano 2019-2020 (DPOY), jogador que mais evoluiu em 2017 (MIP) além de ser o melhor jogador da final que disputou em 2021 com seu time, sendo também seu primeiro título de campeão.

Giannis é um jogador e uma pessoa muito leal. É comum na NBA que times formem elencos muito fortes para tentarem o título, mas Giannis sempre recusou propostas e sempre teve o sonho de ser campeão pela equipe que salvou sua vida e acreditou nele, o que conseguiu realizar em 2021, trazendo o segundo título para o Milwaukee Bucks que não vencia a 50 anos, e apesar de tudo que sofreu na Grécia em sua infância, defende com orgulho seu país na seleção de Basquete, onde sonha também em trazer um título por ela. Um dos jogadores mais carismáticos e talentosos do mundo hoje, Giannis também é um ativista e
luta a favor dos direitos humanos, usando sua voz e seu alcance para ajudar nesta luta. Um dos grandes exemplos de superação que conheço, e que ainda é muito novo, portanto muitas conquistas ainda o esperam, e eu torço muito para que consiga.

REFERÊNCIAS:
https://www.geledes.org.br/giannis-antetokounmpo-estrela-da-nba-vira-orgulho-de-uma-grecia-que-nao-o-aceitava/
https://migramundo.com/the-greek-freak-giannis-antetokounmpo-foi-de-apatrida-a-melhor-jogador-da-nba/
https://www.espn.com.br/nba/jogador/_/id/3032977/giannis-antetokounmpo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Giannis_Antetokounmp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *