Regulamento

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

1. Acervo:

O acervo atual da biblioteca é dividido em:

  • R – Referência (dicionários, enciclopédias, catálogos etc.)
  • T – Teses e dissertações
  • CD – Coleção de CD-ROM, DVDs e CDs.
  • C.M – Coleção Casa da Madrinha
  • F – Folhetos
  • Periódicos
  • (005-09) Coleção Celso Cunha Coleção pessoal do Prof. Celso Cunha, especializada em Filologia, Linguística e Literatura.
  • (OA ou OR) Museu de Língua e Literatura: Exemplares raros, primeiras edições ou obras autografadas.
  • Oficina Literária Afrânio Coutinho (CEAC): Acervo externo. Contato diretamente pelo telefone 2598-9744

2. Inscrição na biblioteca

Podem se inscrever na biblioteca alunos da UFRJ (graduação e pós-graduação), servidores técnicos-administrativos e professores.

Documento necessário para inscrição:

* CPF

Os alunos deverão renovar a inscrição a cada semestre.

O email é o principal canal de comunicação da biblioteca com usuário, portanto, é necessário deixá-lo sempre atualizado.

OBSERVAÇÃO: O cadastro deverá estar completo, caso contrário não será possível realizar o empréstimo.

3. Guarda-Volumes

Não é permitida a entrada nas dependências da biblioteca com bolsas, mochilas, pastas fechadas, sacolas.

A biblioteca possui guarda-volumes para a guarda do material do usuário, enquanto estiver utilizando as dependências da biblioteca, não sendo permitido seu uso para fins particulares.

A chave está disponível no balcão de atendimento e a mesma deve ser devolvida no balcão, caso contrário será cobrada uma multa pela não devolução da chave (Resolução n.01/04 CSCE).

Lembre-se de retirar seus pertences e devolver a chave.

4. Consulta

A consulta local e/ou retirada para cópia reprográfica de obras das coleções  especiais é livre para membros internos e externos, os itens devem ser devolvidos obrigatoriamente no mesmo dia.Para isto, o usuário deverá deixar um documento de identidade, original e com foto.

As coleções a que este item se aplica são: Celso Cunha, Referência, Teses e Periódicos. As Obras Raras poderão ser consultadas mediante agendamento com a biblioteca.

5. Empréstimo domiciliar

A quantidade máximo de exemplares que pode ser retirada por usuário é de 6 livros.

O empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por igual período na própria biblioteca. O usuário deve trazer o livro para a renovação.

A renovação não poderá ser feita por telefone, nem se o usuário estiver em débito com a biblioteca ou se o livro estiver reservado por outro usuário.

O Acervo Geral e a Coleção Casa da Madrinha estão disponíveis para empréstimo domiciliar. A Biblioteca disponibiliza  uma Caixa Coletora para que a devolução seja garantida mesmo se a biblioteca não estiver aberta.

6. Atrasos

De acordo com a resolução n.04/2013/CONSUNI, a penalidade para obras atrasadas implicará a suspensão automática de usuários de bibliotecas inadimplentes com o serviço de empréstimo domiciliar.

O tempo de suspensão é calculado de acordo com o tempo de atraso de cada item.

7. Pesquisa no catálogo online

Base Minerva: minerva.ufrj.br

Para pesquisar somente no acervo da Faculdade de Letras:

Base para busca: FL

8. Empréstimo entre bibliotecas

Usuários da Biblioteca José de Alencar que desejam realizar empréstimo em instituições conveniadas devem retirar o formulário específico. A Biblioteca possui o limite de empréstimo geral de 20 (vinte) exemplares nesta modalidade entre toda a comunidade da Faculdade de Letras. O usuário tem o prazo de uma semana após a data de devolução na instituição conveniada para o retorno do formulário com o comprovante de devolução. Caso contrário, será suspenso do empréstimo na BJA.

9. Procedimentos para Reserva e Renovação via internet.

  • O usuário poderá reservar itens da Biblioteca e renovar seu empréstimo através do Minerva no endereço: www.minerva.ufrj.br.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×