Sobek: ferramenta de mineração de texto para o processo de avaliação de produção textual

Um dos grandes problemas da educação no Brasil é a deficiência de leitura, compreensão e produção de textos. O país tem 13,9 milhões de analfabetos, segundo levantamento da Unesco, o que o coloca entre os dez que concentram a maior parte de analfabetos adultos do mundo. Além disso, cerca de 8% dos brasileiros que completam o Ensino Médio são considerados analfabetos funcionais, isto é, reconhecem letras e números, mas são incapazes de fazer operações matemáticas básicas ou compreender textos simples.

A esses números, somam-se as dificuldades naturais que os alunos enfrentam durante o processo de aprendizagem de competências textuais. Planejar um argumento, apresentar e encadear informações, dar coesão e coerência a um texto são habilidades que precisam ser aprendidas na escola, o que nem sempre é tarefa simples. Uma ferramenta que pode auxiliar professores e alunos é o Sobek, um programa criado pelo grupo GTech.Edu, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que transforma qualquer texto em um diagrama com os seus termos principais e as relações entre eles.

Esse processo, chamado de “mineração de textos”, consiste em extrair automaticamente os conceitos mais importantes de um texto e as suas interligações. O objetivo é descobrir tendências, obter uma visão ampla de seu funcionamento e organizar as informações nele contidas. No caso do Sobek, basta copiar e colar o texto no programa para criar o gráfico. O resultado é uma imagem com círculos de diferentes tamanhos representando os conceitos (quanto maior o círculo, mais vezes a palavra-conceito é repetida) e traços que os unem. O software, que pode ser baixado ou utilizado em sua versão online, descarta palavras muito comuns, como preposições e artigos, e identifica sinônimos para representar os dados de maneira concisa.

Veja o vídeo ao lado para conferir o funcionamento da ferramenta:

Ao utilizar o Sobek para analisar “O alienista”, de Machado de Assis, por exemplo, o diagrama mostra o grau de importância dos personagens (como Simão Bacamarte, o protagonista), as relações entre eles (Evarista, por exemplo, é a esposa de Bacamarte) e com os demais elementos do conto. Também é possível depreender alguns aspectos da trama, como o antagonismo entre o alienista e o barbeiro ou a relação tempestuosa do hospício da Casa Verde com a cidade de Itaguaí:

Ou seja, o Sobek é útil para a análise de textos, além de ajudar os alunos a produzirem resumos e enriquecer as discussões acerca de obras literárias, como é o caso de “O alienista”. Um estudo de 2013, conduzido por Margot Moretto e Clevi Rapkiewicz, concluiu que a ferramenta em sala de aula melhora a capacidade de produzir resumos e dá aos professores “uma visão dos trabalhos dos alunos, além de fornecer pistas sobre problemas ou sobre a qualidade de um texto”. Ainda segundo o estudo, o aplicativo pode se tornar um bom aliado nas avaliações. Na página do Sobek existe também um guia de referência rápida com estratégias pedagógicas e dicas sobre como utilizar o programa

Fonte: Instituto ClaroSobek

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *