Como citar?

Consulte as regras gerais de apresentação de citação, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas):

Consulte o Manual para elaboração e normalização de trabalhos de conclusão de curso, na página 27. Para facilitar sua vida, veja os gestores de referências bibliográficas.

Gerenciadores de referências

Para reunir, organizar e formatar as referências dos documentos pesquisados entre outros recursos disponibilizados existem diversas ferramentas disponíveis, tais como:

EndNote (integrado na Web of Science)

O EndNote Basic é uma ferramenta on-line da Thomson Reuters (da Base de Dados Web of Science), disponível gratuitamente para usuários vinculados à UFRJ via Portal Capes.

Mendeley (acesso gratuito)

Software gerenciador de referências desenvolvido pela Elsevier. Funciona tanto na versão desktop como na versão web de forma gratuita. Também é uma rede social acadêmica, que possibilita realizar medições altimétricas.

Zotero (acesso gratuito)

Gerenciador de referências de código aberto projetado pela Roy Rosenzweig Center for History and New Media. A versão web é um complemento do navegador Mozilla Firefox.

Todos os três programas permitem a integração de PDFs baixados com seu banco de dados de referências.  Para mais informações, consulte os Guias e Tutoriais abaixo ou recorra à equipe da Biblioteca.

Apenas gerador automático de referências:

O MORE (ferramenta gratuita) é ideal quando a quantidade de referências é pequena, caso contrário, a ferramenta recomendada para uso são os gerenciadores de referências.

No MORE basta preencher os campos próprios de cada tipo de documento. A ferramenta produz referências para quinze (15) tipos de documentos, nos formatos impresso e eletrônico, entre os quais:
1 Livros;
2 Dicionários;
3 Enciclopédias;
4 Teses e dissertações;
5 Artigos de revistas;
6 Artigos de jornais;

Integridade e Prevenção do Plágio

A conduta ética deve nortear todas as atividades acadêmicas e científicas. São consideradas como plágio as seguintes atitudes:

1 Usar as ideias de outra pessoa sem indicar a autoria;
2 Utilizar o texto de outra pessoa, alterando algumas das palavras, ou a ordem das palavras, sem a devida citação da fonte;
3 Usar as ideias de outra pessoa, sem referência ao autor;
4 Recortar e colar da Internet sem a devida citação da fonte.

Recomendamos duas ferramentas gratuitas de detecção de plágio. São elas:

Plagium – Online

Site gratuito que rаstreia a internet para identificar se аlguém plagiou seu material: você pode informаr um trecho do texto ou um endereço (URL) pаra análise. A análise não é feitа em arquivos, mas em fragmentos inseridos em umа caixa de textos. O resultado sаi na hora, inclusive com uma linhа do tempo, para saber quando cаda site publicou algo seu.
Site: http://www.plagium.com
Grаtuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *