“Senhora”, José de Alencar

Por Letícia Poliana

O livro é muito interessante, pois retrata um romance, é dividido em quatro partes – o preço, quitação, posse e resgate e tem como tema central o casamento por interesse. Vale ressaltar o contexto histórico brasileiro em que foi publicado o romance: no século XIX o público letrado ainda se encontrava em processo de consolidação, algumas partes do livro gera uma dificuldade para entender, pois as palavras são diferentes do nosso cotidiano, era uma outra cultura e costumes da época. 

José de Alencar demonstra em seu romance uma preocupação com a grande importância que a sociedade burguesa dá ao dinheiro. O autor sublinha de que forma o fator financeiro condena o destino das pessoas, em relação à narração, “Senhora” é narrada em terceira pessoa por um narrador observador, o romance é rico em detalhes cenográficos e descrições psicológicas dos personagens.

Os personagens, são bem interpretados, mas os protagonistas, nos mostram os seus defeitos e qualidades, e a busca por uma identidade perdida entre os interesses da sociedade, um casamento por interesse, numa sociedade de aparências. O final feliz é a redenção dos erros de ambos personagens, clara demonstração de que o amor romântico é capaz de superar qualquer obstáculo pelo orgulho, e na minha opinião, também acho que o amor verdadeiro é capaz de ultrapassar qualquer barreira, quando amamos, fazemos um esforço para melhorar e tudo se resolver. 

Embora esteja claro que “Senhora” pertence ao Romantismo, é preciso ressaltar que esse romance possui grande importância literária por já apresentar alguns traços do Realismo e do Naturalismo. As personagens têm os seus destinos condenados pelo fator financeiro e há uma crítica aos valores sociais distorcidos da época (característica do Realismo). Entretanto, não há perspectiva de mudanças e soluções aparentes (por isso, não é um romance realista). O mundo ficcional é uma representação do Rio de Janeiro, entre os elementos que aparecem no enredo, dois se sobressaem: a questão do matrimônio e a questão do dinheiro. O livro  “Senhora” é um patrimônio literário do Brasil. Sua trama, repleta de reviravoltas, já serviu de inspiração para várias adaptações, entre elas, a novela global Senhora, que foi ao ar em 1975. Por fim, é um livro bem interessante e vale a pena a leitura.

Bibliografia: ALENCAR, José de. “Senhora”. In ALENCAR, José de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Editora Ciranda Cultural 2008 – São Paulo. 2º edição (Literatura Brasileira).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *