Prêmio CAPES de tese 2018 premia aluno da Faculdade de Letras

O Prêmio Capes de Tese foi instituído em 2005 pela Portaria n° 97 com o objetivo de outorgar, anualmente, distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas no Brasil, oriundas de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.  A UFRJ foi contemplada do Prêmio Capes de 2018 em 3 áreas do conhecimento prêmio se refere as melhores teses de doutorado defendidas em 2017.

O Prêmio CAPES de Tese 2018: divulgada lista dos vencedores e aluno do Departamento de Letras Vernáculas é um dos ganhadores.

Área de avaliação: LINGUíSTICA E LITERATURA

Aluno: JOÃO CARLOS TAVARES DA SILVA

Título: Esquemas de imagem na formação de denominais em português: o caso de -eiro e -ário

Orientador: Carlos Alexandre Gonçalves

Resumo da Tese:

No intuito de descrever o nível esquemático das construções denominais, a presente tese tem por objetivo principal propor que a semântica dessas construções morfológicas é ancorada em esquemas de imagem de contiguidade (parte-­todo, contenção, contato e adjacência). O aporte teórico que sustenta a tese é a junção do modelo construcional de Geert Booij (2005, 2007, 2010) à noção de rede conceitual prototipicamente estruturada de Peirsman & Geeraerts (2006). Tal rede é resultado da combinação de esquemas de imagens e domínios cognitivos. Defendo, neste trabalho, que essa rede conceitual estrutura não só processos referenciais (como mostram Peirsman & Geeraerts), mas também relações lexicais (meronímia e hiponímia) e processos de formação de palavras. As construções aqui selecionadas como foco de análise para corroborar a proposta são X­eiro(a) e a X­ário. Cabe frisar que essa nova abordagem pode ser estendida a outros sufixos denominais, como ­ada, al, ­agem e ­aria, não se limitando, pois, ao recorte aqui feito.

Palavras ­chave: Sufixação. Esquemas de imagem. Morfologia Construcional. Linguística Cognitiva.

Acesse a Tese na integra na Base Minerva.

Prêmio CAPES de Tese 2018
Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento.

Os critérios de premiação devem considerar a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato.

Em 2018 são 42 trabalhos selecionados para receber o prêmio e 81 teses que receberão menção honrosa.
Confira a lista completa dos ganhadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *