Por Naiara Cristina de Souza Mello
Pollyanna é um romance infanto-juvenil escrito por Eleanor H. Porter (1868 – 1920) e publicado no ano de 1913. No Brasil, a 1ª edição chegou em 1934 trazida pela Companhia Editora Nacional com a tradução de Monteiro Lobato. A obra é considerada como um dos grandes clássicos infanto-juvenis da literatura. A história gira ao redor da pequena Pollyanna, que aos 11 anos perde os pais, um missionário muito pobre e uma fidalga é levada a morar com a sua tia Polly, uma jovem senhora muito rica e rígida.
Dentre os muitos desafios encontrados, Pollyanna irá despertar em seu novo lar o desejo de desfrutar da vida e do amor, assim como a todos que passarem pelo seu caminho. Dentre as muitas amizades na nova cidade, o jovem Jimmy se mostrará um fiel amigo e leal companheiro de aventuras ajudando a pequena Pollyana a superar os obstáculos em sua nova vida. Da mesma forma, a jovem protagonista quebrará as barreiras dos preconceitos sociais e conquistará a amizade de Jimmy, mudando sua vida completamente. Assim como Pollyanna, Jimmy também é órfão e sobrevive nas ruas com destreza e astúcia. Os frutos dessa amizade perdurarão e superarão as críticas e preconceitos da sociedade trazendo um presente muito precioso sobre o conceito de família.
O enredo é recheado de aventuras e surpreendentes plot twists que nem mesmo o mais atento dos leitores podem esperar! Pollyanna exercita a empatia e compaixão nos leitores, trazendo ao seu favor a beleza nas coisas simples da vida, influenciando a todos ao seu redor. Para os leitores que ficarem com água na boca por mais aventuras da jovem protagonista, Pollyana Moça é a sequência do romance infanto-juvenil que desencadeia os arcos dos personagens e os levará para emocionantes aventuras.
Não deixem de conferir o vídeo “Prazer, Pollyanna” no canal do YouTube da Biblioteca da Letras da UFRJ.