ORCID (Open Researcher and Contributor ID)
O ORCID (identificador único de autor) é gratuito e permite padronizar autoria e reunir os todos os seus trabalhos (publicados online ou não) e dados sobre o seu histórico acadêmico e profissional e assim fornece maior visibilidade à produção científica.
Interoperável com outros identificadores como o ResearcherID da Web of Science e Scopus Author ID, permitindo importar e sincronizar dados entre vários provedores. Os pesquisadores são conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e afiliações.
O ORCID pode ser integrado ao Currículo Lattes dos pesquisadores:
- abra seu Currículo Lattes em http://lattes.cnpq.br.
- entre no módulo “Dados gerais”
- entre em “Identificação”
- selecione o campo “Outras bases bibliográficas”
- clique em “Inserir nova”
- digite seu número ORCID
Essa é um das utilidades mais palpáveis do registro, mas suas aplicações são mais amplas. Cada usuário pode, se quiser, construir um perfil reunindo sua produção acadêmica, numa espécie de currículo acadêmico certificado. Seus novos papers serão automaticamente recuperados, pois o número de identificação único se conecta com bancos de dados de revistas científicas e repositórios de instituições que se afiliaram ao sistema. A produção científica pregressa também pode ser resgatada. O usuário pode intercambiar dados entre perfis acadêmicos e profissionais, tais como o ResearcherID, da empresa Thomson Reuters, o Scopus e o Mendeley, da editora Elsevier, ou o LinkedIn. Dessa forma, um currículo com informações certificadas pode se tornar acessível a editores e revisores de revistas científicas, agências de fomento e programas de avaliação.
O registro de autores é gratuito, mas instituições podem se afiliar à plataforma, pagando uma taxa anual para integração de sistemas e suporte.
Assista o passo a passo de como registrar o seu identificador digital persistente para autor ORCID, elaborado pela Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS):
O Orcid é uma organização sem fins lucrativos que reúne registros de 1,78 milhão de pesquisadores, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Cerca de 28 mil brasileiros já se cadastraram. Em maio passado, a organização criou um escritório em São Paulo para ampliar sua presença na América Latina que, além do acordo recente com a Unesp, já obteve afiliações da biblioteca virtual Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc), sediada no México, e do Consejo Nacional de Ciencia, Tecnologia e Innovación Tecnológica, órgão de planejamento científico do governo do Peru que quer integrar o Orcid ao currículo dos pesquisadores do país. “Estamos conversando com autoridades brasileiras sobre a possibilidade de integrar ao Orcid os dados da Plataforma Lattes, que reúne mais de 4 milhões de currículos de pesquisadores e estudantes brasileiros”, diz Lilian Pessoa, historiadora formada na USP que se tornou representante do Orcid para a América Latina.
Fonte: Revista FAPESP e Biblioteca PUCRS