Por Joyce Caroline
Usados diversas vezes na cultura popular, como no vídeo game Lovecraft ou na música da banda Metallica, O Chamado de Cthulhu foi a primeira aparição do monstro mundialmente conhecido.
O livro é um conto de terror que descreve a investigação de um ser considerado Deus por povos antigos. Esse Deus era um ser extraterrestre e seu retorno traria o fim da humanidade. O conto foi escrito em 1928 e foi lançado pela primeira vez na revista estadunidense Weird Tales (Contos Estranhos) em 1928.
Além dos contos de Cthulhu, H.P. Lovecraft escreveu diversos contos de terror, ficção científica e fantasia. Hoje mundialmente conhecido, se tornou um escritor famoso depois de sua morte e os contos de Cthulhu são seus maiores sucessos.
H.P. Lovecraft mexe com o leitor por criar um universo oculto, o medo do que ainda não foi revelado pela ciência humana sempre foi algo que assombrou os humanos e as infinitas possibilidades do que é oculto sempre foram trabalhadas por diversas culturas. O autor brinca com essas possibilidades e escreve um texto que parece um relato, trazendo uma proximidade com o leitor. Esse estilo de relato/cartas que já foi usado em outros contos fantásticos e de
terror como em Drácula de Bram Stoker ajuda o leitor a imergir cada vez mais no texto e se sentir como uma parte distante da história.
O Chamado de Cthulhu é uma ótima maneira de iniciar a leitura nos universo de H.P. Lovecraft e seus contos de terror.
Não deixe de passar no nosso canal do YouTube e checar o vídeo “O Chamado de Cthulhu” feito por Stephany Santos.