Novo procedimento de cobrança para os alunos em atraso com a biblioteca José de Alencar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×

Lembramos aos usuários da Biblioteca que é importante respeitar os prazos estipulados para a devolução dos livros. Desta forma, você dará oportunidade a outras pessoas para também utilizar esse recurso público. Realizando a devolução do item no prazo estabelecido você permite uma maior rotatividade dos livros, principalmente daquelas obras mais procurados e que possuem reservas.

Mesmo assim, ainda existem alunos que estão com itens em atraso. Por esse motivo levamos o caso à Congregação no dia (31/07/2017), onde foi anunciado o novo procedimento de cobrança para usuário da biblioteca José de Alencar, que a partir de 2018.1, os alunos inadimplentes com a Biblioteca José de Alencar que insistirem em não devolver os livros após cobrança da equipe da Biblioteca serão bloqueados da inscrição de matéria e do recolhimento de diploma.

Em caso de extravio do livro, será requerido que o usuário restitua à Biblioteca outro exemplar do livro na mesma edição, ainda que proveniente de sebo. Caso a obra não esteja disponível para compra, outros acordos podem ser negociados.

Esse artigo tem a intenção de explicar como é realizado o procedimento de cobrança dos itens em atraso. A atividade de cobrança é realizada a partir de lista mensal emitida pelo Sistema Aleph, ela é manual, ou  seja,  entra-se em  contato com os usuários por telefone e email (dados cadastrado no sistema). Seguiremos a seguinte rotina:

  • Contato por telefone e/ou email para solicitar a devolução dos itens em atraso para sensibilizar sobre a importância da devolução;
  • Avisar que qualquer pessoa pode entregar o item em atraso, não precisa ser o próprio usuário. Para o caso dos alunos que estão fora da cidade do Rio de Janeiro, é possível enviar por correio, mas o monitoramento é por conta do usuário;
  • Depois de esgotadas todas as possibilidades de contato para a devolução, a Biblioteca da Faculdade de Letras prepara um Memorando que será entregue na secretaria acadêmica essa listagem com os nomes e CPF(s) dos aluno(s) de graduação e pós-graduação para seu bloqueio em inscrição de disciplinas, emissão de diploma e outros, de acordo  com  o  previsto  na Resolução  do  CONSUNI  01/2004: “Art. 3o Aos alunos inadimplentes não será permitida a inscrição em disciplinas, nem o recebimento de certificado(s) de conclusão do(s) curso(s) de graduação e pós-graduação, assim como o trancamento de matrícula e a concessão de transferência, até regularização de sua situação.”
  • Verificar nas estantes se o item foi devolvido e por algum motivo ainda consta no Sistema Aleph;
  • Após a regularização com a Biblioteca, o  aluno  recebe um nada  consta que poderá a qualquer momento entregar o documento  na secretaria acadêmica para efetuar seu desbloqueio.

Caso o prazo de devolução esteja chegando e você ainda queira ficar com o livro, recomendamos que faça a renovação, que poderá ser feita através da Base Minerva (tutorial aqui), diretamente no balcão de atendimento, na caixa coletora na porta da biblioteca, por e-mail (biblioteca@letras.ufrj.br) ou por telefone (3938-9789).

Vamos contribuir pra preservação desse patrimônio público.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×
Esta entrada foi publicada em Biblioteca da Faculdade de Letras e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *