Laboratório de Desenvolvimento de Técnicas de Conservação de materiais bibliográficos – LaDTeC
Um dos principais desafios enfrentados pela Biblioteca José de Alencar (BJA) relaciona-se com a preservação de suas obras. Em 2015 foi apresentado à direção da BJA e da Faculdade de Letras um pré-projeto para a criação de uma Oficina de Pequenos Reparos. A Oficina, hoje denominada LaDteC, foi implementada em 2016, devido a um ataque de brocas. Dentre as atividades realizadas que preservam a memória, destaca-se o tratamento realizado na cadeira de estilo Manuelino, pertencente a Manuel Bastos Tigre, patrono da Biblioteconomia. Muitas instituições que são detentoras de acervos bibliográficos são carentes de recursos para compra de equipamentos especializados em limpeza de obras. Pensando nos entraves que normalmente envolvem os procedimentos de higienização de obras, a bibliotecária Solange R. Viegas, coordenadora do LaDTeC, desenvolveu o Módulo de Higienização para acervos bibliográficos, o que acabou gerando um pedido de registro junto ao INPI, cujo objetivo é auxiliar as instituições na conservação preventiva de seu patrimônio documental. A função do módulo é possibilitar a limpeza de obras, isolando as partículas de poeira e garantindo mais proteção ao agente de higienização. O diferencial dos similares do mercado é que por ser fechado, garante maior proteção. Além disso o tamanho do módulo e a existência de gaveta auxiliam na otimização do espaço.
Devido às pesquisas que são desenvolvidas, a Oficina de reparos foi Oficializada em 2019 como Laboratório de Desenvolvimento de Técnicas de Conservação (LaDTeC) pela UFRJ. O LaDTeC em consonância com os seus serviços auxiliam na transformação da sociedade, promovendo o acesso à informação e oportunizando práticas inclusivas, como as visitas guiadas, dinâmicas, exposições e estágios supervisionados. Trabalhos apresentados em congresso também fazem parte do LaDTeC. As práticas realizadas potencializam a conscientização e o esclarecimento sobre a necessidade do consumo sustentável e da preservação documental.
O espaço ocupado pela LaDTeC foi dividido em quatro salas de ambiências diferentes (reparo. microfilmagem, higienização e sala para as obras que saíram da higienização e aguardam para troca do status no sistema).
Serão apresentadas imagens de algumas das atividades desenvolvidas no LaDTeC:
Tratamento realizado na cadeira de estilo Manuelino pertencente a Bastos Tigre, homem de muitos talentos, foi diretor da Biblioteca Central da Universidade do Brasil e patrono da Biblioteconomia.
Consumo Sustentável:
Quando a capa do livro está danificada, poderá ser reproduzida pela instituição, caso tenha outro exemplar de capa igual, ou por meio de imagens retiradas da internet, dessa forma, é possível reproduzir de modo similar ao original, otimizando recursos e tempo. Normalmente essas recuperações são feitas para livros que ainda são publicados e comercializados.
Visitas guiadas
VISITAS COM TEMA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Email para contato: ladtec.bja@letras.ufrj.br.
Coordenadora: Solange Ribeiro Viegas (Bibliotecária) – Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde/ Fiocruz.