“Extraordinário”, R. J. Palacio

Por Estefânia Berrini da Fonseca

A história que estão prestes a conhecer, é contada sob o ponto de vista de um menino de 10 anos chamado August Pullman (Auggie) que tem um grande coração mas é diferente das outras crianças, porque ele nasceu com uma deformação facial devido a síndrome de Treacher Collins. Uma doença rara e hereditária que afeta o desenvolvimento facial e desde que nasceu, Auggie teve que passar por 27 cirurgias para que os médicos pudessem reconstruir seu rosto. O que o dificultou a frequentar a escola, então sua mãe decidiu dar aulas particulares como uma forma de protegê-lo contra o preconceito. Para Auggie seus únicos contatos são seus pais, sua irmã mais velha chamada Via, sua cadela, alguns parentes e amigos próximos, mas às vezes ele tinha vontade de conhecer outras pessoas, mesmo com medo.

Quando Auggie completa 10 anos e a doença é estabilizada, chegou a hora dos seus pais o matricularem no colégio Beecher Prep e deixá-lo conviver com outras crianças, isso o deixava inseguro mas seus pais garantiram que se acontecesse alguma coisa e não se sentisse confortável ele poderia desistir. Assim, no decorrer da história que se passa na maior parte do tempo no colégio, Auggie passa a enfrentar muitos desafios relacionados ao preconceito de seus colegas, mas aos poucos vai criando coragem para se reerguer e mostrar para eles que ele é igual a todas as crianças.

Esta encantadora e simples história, segue a mesma lição de moral que sempre vemos na mídia, nos livros, nas escolas e nas famílias, que é de nunca julgarmos alguém pela aparência ou status social. Esta é uma lição que continua presente nas nossas vidas, inspirando crianças e adultos a aprenderem a respeitar os outros, principalmente para a autora cuja inspiração veio depois de um incidente em que um de seus filhos chorou quando viu uma outra criança com a síndrome de Treacher Collins. Assim ela escreveu o livro como uma forma de ensinar as crianças a respeitarem os outros que possuem condições especiais. Um dos grande destaques da história, é a forma de como a autora apresenta diferentes pontos de vistas de vários personagens que convivem com Auggie, dentre os personagens de grande destaque estão: Via, Summer e Jack (melhores amigos de Auggie), Justin (namorado da Via) e Miranda (amiga de Via).

A leitura é muito tranquila e rápida de acompanhar, cada página que for ler vai ter uma frase que vai te fazer refletir sobre as experiências que os personagens vivenciaram e pode aumentar a curiosidade para descobrir o que vai acontecer com eles. Recomendo esta leitura para quem gosta de literatura infantil e gosta de compartilhar experiências da infância com crianças que adoram ouvir histórias. Além desta história, a autora escreveu vários contos inspirados na história principal com diferentes personagens e tem um filme que vale a pena conferir.

Não deixe de passar no nosso canal do YouTube e checar o vídeo “Somos Extraordinários!” feito por Lucas Pessin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *