Dúvidas frequentes sobre o repositório institucional da UFRJ Phanteon

Essas são as dúvidas mais frequentes sobre o repositório institucional da UFRJ.

Que documentos encontro no Pantheon? 

• Artigos de periódico 

• Capítulos de livros 

• Dissertações de Mestrado dos alunos dos programas de pós-graduação 

• Dissertações de Mestrado dos Profissionais da UFRJ 

• Livros Publicados 

• Patentes 

• Preprint 

• Recursos Educacionais (vídeos, manuais, apostilas, tutoriais, apresentações e arquivos sonoros, utilizados efetivamente em atividades de ensino) 

• Relatórios Técnicos e de Pesquisa 

• Resumos de Trabalhos Apresentados em Eventos 

• Softwares 

• Teses de Doutorado dos alunos dos programas de pós-graduação 

• Teses de Doutorado dos Profissionais da UFRJ 

• Trabalhos Completos Apresentados em Eventos 

• Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação 

• Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização 

• Vídeos 

Quais são os usos autorizados do material depositado no Pantheon?

Os usuários estão autorizados a reproduzir, exibir, executar, declamar, recitar, expor, arquivar, inserir em bancos de dados, difundir, distribuir, divulgar, disponibilizar, traduzir, legendar, subtitular, incluir em novas obras ou coletâneas, ou qualquer forma de utilizar o material disponibilizado, desde que não haja finalidade comercial e sejam respeitados os direitos morais, dando-se sempre os devidos créditos aos autores originais. 

Como é feito o depósito no Pantheon?

O depósito de artigos (preprints), livros, capítulos de livros, trabalhos de eventos e resumos de eventos é feito preferencialmente pelos próprios autores. É necessário realizar cadastro na página de Registro e solicitar autorização de depósito para o e-mail: pantheon@sibi.ufrj.br; OBS: Sujeito a verificação de vínculo ativo na UFRJ.

Aos alunos que estão concluindo a graduação devem encaminhem a versão digital, em PDF, do Trabalho de Conclusão para a bibliotecária Bruna Cajé pelo e-mail: bruna@letras.ufrj.br, conforme Resolução Nº 1, de 18 de fevereiro de 2020 que regulamenta a Monografia de Conclusão de Curso para as graduações em Letras.

Ou seja, compete ao autor do trabalho entregar à biblioteca que atende a sua unidade: o arquivo final aprovado para publicação, no formato de acordo com o conteúdo para preservação, e o devido termo de autorização de publicação na internet. Para assinar o termo digitalmente clique aqui e acesse o sistema.

Quem pode depositar documentos no Pantheon?

Professores e funcionários com vínculo ativo com a UFRJ ou no momento da produção do documento. 

Depositaram meu documento, mas não encontro ele na busca?

Após o depósito, o registro criado será certificado com a inclusão de informações complementares por um profissional da área de informação e então disponibilizado na web, este tempo pode variar de biblioteca para biblioteca, assim que o documento estiver disponível, será enviado uma mensagem de confirmação. 

Defendi a minha tese/dissertação em um dos programas de pós-graduação da UFRJ posso depositar diretamente no Pantheon?

Não. Teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação da UFRJ são enviadas das secretárias acadêmicas dos cursos para as respectivas bibliotecas. As bibliotecas inserem na base Minerva (catalogo). Da Minerva é feita a extração de dados e arquivos para o Pantheon. 

Sou servidor da UFRJ, mas defendi minha dissertação/tese em outra instituição, posso depositar minha dissertação/tese no Pantheon?

Sim, se no momento da defesa você era servidor ou tinha algum vínculo com a UFRJ, você poderá solicitar o depósito de sua tese/dissertação diretamente no Pantheon, na coleção Teses e Dissertações não defendidas na UFRJ. 

Quero depositar um documento produzido num período que eu não tinha vínculo com a UFRJ, posso?

Não, no Pantheon devem ser depositados apenas documentos produzidos no período em que o autor teve vínculo com a UFRJ. 

O caráter mandatório de depósito de artigos, teses e dissertações, passou a vigorar a partir de que data?

O depósito mandatório para teses e dissertações passou a valer após a data de publicação da Portaria n 13 da CAPES. O depósito mandatório para artigos passou a valer após a data de publicação da Resolução 01 de 2015. 

Qual é a política de acesso do Panhteon?

O Pantheon segue o movimento de Acesso Aberto ao Conhecimento científico que tornou mandatório/obrigatório o depósito de teses, dissertações e artigos publicados em periódicos científicos em acesso aberto, mas respeitando-se os acordos comerciais com editoras e os casos de sigilo industrial e patenteamento. 

A UFRJ possui política de Acesso Aberto?

Não. No momento encontra-se em discussão a implantação deuma política institucional. 

O que é o Creative Commons?

Creative Commons (CC) é uma entidade, sem fins lucrativos, criada para permitir maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais. O objetivo é fazer com que um autor/criador possa permitir o uso mais amplo de seus materiais por terceiros, sem que estes infrinjam as leis de proteção à propriedade intelectual. 

Tenho acesso livre a TODOS os documentos no Pantheon?

Não, alguns documentos estão fechados para acesso, devido a restrições como embargos editoriais, segredo industrial e período de patenteamento. 

O que é Embargo?

Período pelo qual determinado documento fica indisponível para acesso, leitura, download, etc. 

Os sítios virtuais SHERPA/RoMEO e DIADORIM deverão ser consultados pela equipe técnica para a aplicação dos embargos nas coleções de artigos de periódicos.

Qual deve ser o procedimento do pesquisador ao depositar seu artigo no Pantheon quando este estiver sob o período de embargo?

Ao depositar o trabalho, o autor precisa informar o tempo de embargo pedido pela revista para a qual enviou o artigo. Cumprido esse período, o acesso ao artigo é liberado automaticamente, sem prejuízos para o autor. 

Não consigo acessar o documento que está bloqueado/embargado, como faço?

Utilize o botão solicitar uma cópia, ao final da tela, do lado direito. Será enviada uma solicitação diretamente ao autor do documento, que poderá ou não atender a sua solicitação. 

Como pesquiso no Pantheon?

Diretamente por palavras – assunto, autor, título – digitando na caixa de busca; esta pesquisa possibilita buscar em todo o repositório, i.e., em todos os campos e documento completo; ou navegar por Comunidades & Coleções, localizando as categorias e suas respectivas coleções.

Para tirar outras dúvidas, entre em contato com a bibliotecária Bruna Cajé através do e-mail: bruna@letras.ufrj.br.

Todas as informações estão na PolíticaTermosOrientação e FAQ.  Em caso de dúvidas mandar para: pantheon@sibi.ufrj.br   

Fonte: Sobre o Pantheon Repositório Institucional da UFRJ. Sobre o Pantheon Repositório Institucional da UFRJ. Adaptação e Elaboração: Cláudia Anjos – Biblioteca do IPPUR/UFRJ e Margarete Borba – Biblioteca da Faculdade de Letras/UFRJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *