Por Maria Fernanda Chaves Vianna
As vantagens de ser invisível é um livro que virou filme de Stephen Chbosky, no livro acompanhamos a história de Charlie que é um adolescente nos anos 90, ele está passando por algumas dificuldades na escola, seu melhor amigo se suicidou no último ano e ele não reagiu bem quando recebeu a notícia, por isso é considerado um esquisito pelos outros alunos. Agora sem amigos e no segundo ano do ensino médio, Charlie começa a escrever cartas para um “amigo” sem revelar sua identidade, onde relata seus dias e acontecimentos importantes.
Charlie ama sua família mesmo com todos os problemas, sua pessoa favorita a tia Helen morreu em acidente de carro no natal, quando Charlie era pequeno. Ele mora com seus pais e tem uma irmã e um irmão mais velhos, seu irmão mora na faculdade onde joga futebol americano e é um astro, deixando seu pai muito orgulhoso. A irmã de Charlie frequenta a mesma escola que ele apesar de estar no último ano e nunca falar com ele. Charlie é muito inteligente e gosta muito de ler e todo livro que ele termina se torna seu novo livro favorito, então é admitido na turma de inglês avançado onde ele acha que não vai se sair bem e sofre bullying dos outros alunos da turma por ser considerado esquisito e ser mais novo que os demias, mas o para ajudar e motivar charlie a continuar assistindo as aulas o professor Bill o entrega tarefas que consistem em ler um livro e fazer um trabalho sobre cada um deles.
Nesse período nada fácil ele acaba encontrando apoio em pessoas inesperadas que se tornando seus grandes amigos e o ajudam a superar algumas barreiras, se divertir, se apaixonar, descobrir coisas sobre o mundo, as outras pessoas e sobre ele mesmo até que um acontecimento desencadeia uma lembrança de seu passado que muda algumas percepções de charlie sobre uma pessoa em específico e um trauma que nem charlie tinha conhecimento.